...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Escola Eliseu Viana, em Mossoró, recebe programação do “Dia C da Ciência”

Dentro da programação da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte realizou nesta quarta-feira (17) programação alusiva ao “Dia C da Ciência”.

A ação foi desenvolvida no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (C.E.I.P.E.V) e levou projetos de pesquisa desenvolvidos pela Universidade para apresentar aos alunos da educação básica.

Durante toda a manhã, os alunos puderam conversar com os pesquisadores da UERN, e conhecer alguns projetos desenvolvidos em diversas áreas. João Victor Sena é aluno do 8º ano do ensino fundamental do C.E.I.P.E.V. e participou do “Dia C”. “Foi muito legal conhecer um pouco da pesquisa da UERN. Nunca pensei em ser cientista, mas muita coisa aqui me chamou atenção e quero estudar biologia para entender mais sobre os animais e sobre as plantas”.

Vivian Queiroz é aluna do primeiro ano do ensino médio, e destacou a oportunidade de poder trocar ideias com alunos que já estão na universidade. “Eu gostei bastante da experiência, e foi muito interessante. Pensava em ser paleontóloga, mas hoje conversei com os alunos do curso de medicina e esta pode ser uma das minhas opções, mesmo sendo tão difícil passar”.

A ação foi aprovada pela direção da escola. Vice-diretora do C.E.I.P.E.V, Débora Azevedo destacou a importância da presença da UERN nas dependências da escola. “Essa interação com a Universidade é muito importante, pois a partir daí os alunos podem conhecer esse mundo universitário, da ciência, da iniciação científica. É um privilégio muito grande nossa escola estar fazendo parte de um momento tão importante para a universidade como o ‘Dia C da Ciência'”.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, professor Rodolfo Lopes avaliou positivamente o “Dia C”, que segundo ele, foi uma oportunidade de democratizar o conhecimento científico “Nossa avaliação é extremamente positiva já que a Universidade, mais uma vez, cumpre seu papel de existência e com esse evento estamos comprovando que é por meio da ciência e da educação que vamos conseguir transformar a realidade vigente”.

Diretor de inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Júlio Resende também participou da programação do “Dia C da Ciência”. Ele parabenizou a Universidade por realizar a ação em uma escola da rede básica de ensino. “A FAPERN fica satisfeita quando vê a instituição saindo de seus muros e vindo à escola pública apresentar o que ela realiza. O contato dos estudantes com essas experiências que estão sendo desenvolvidas na Universidade, em várias áreas do conhecimento, é uma convocatória para que eles se interessem pela ciência, pela tecnologia, pelas carreiras acadêmicas”.

O “Dia C da Ciência” é um movimento científico nacional, sendo realizado na quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira.

 

UERN lança novos canais de divulgação científica

O lançamento dos novos canais de divulgação científica da UERN marcou a programação do “Dia C da Ciência”. A partir de agora, a Universidade passa a contar com um programa na UERN TV, o Ciência Interativa, que a cada 15 dias irá abordar um projeto de pesquisa desenvolvido na Instituição.

Pesquisadores da UERN também ganharam um espaço de divulgação para suas pesquisas em diferentes plataformas, o “Eu Cientista”. A ideia é que cada pesquisador possa gravar um vídeo de até 60 segundos de duração, sobre a sua pesquisa. O vídeo será veiculado nas redes sociais e programas de rádio e TV da instituição.

A Universidade também passa a contar a partir de agora com o blog UERN Ciência que reúne informações relevantes sobre a produção científica na instituição, com reportagens em texto, fotos e vídeo; e divulgação de editais e artigos publicados pelos pesquisadores em revistas científicas.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support