Escola de Música da Uern atrai grande público com cursos gratuitos

Desde a infância Janielle Oliveira é apaixonada pela música. Cantar na igreja e participar de seletivas do concurso A Mais Bela Voz foram algumas das experiências levadas mais a sério na sua juventude. Outro passo importante foi dado recentemente ao entrar em um dos cursos da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). É com as aulas de canto que ela quer deixar a timidez e a insegurança de lado, dominar a teoria e a técnica e melhorar cada vez mais a sua voz.

“Por não ter técnica, eu acabo tendo muitas dúvidas quanto à minha execução na hora de cantar. Mas essa oportunidade [o curso], com certeza, veio me ajudar a melhorar a autoconfiança e, principalmente, melhorar minha voz, meu canto. Os professores são excelentes. Conseguem passar o conteúdo com clareza. Creio que estou em ótimas mãos”, confessou.

Por conta da pandemia, Luan Gabriel, que iniciou o primeiro contato com o violão antes dela começar, teve que suspender as aulas presenciais e ficar apenas no formato remoto. Também ingressante recente na Escola de Música, o menino de 11 anos espera recuperar o tempo perdido e aprender mais a tocar o instrumento.

“Não é a mesma coisa as aulas remotas, como é no presencial. Essas primeiras aulas foram muito boas. O professor Guido está lá com aquela animação toda”, conta.

Janielle Oliveira faz aulas de canto para melhorar sua técnica vocal

Janielle e Luan são dois dos quase 200 alunos que a Escola de Música da Uern tem atualmente nos cursos de Iniciação Musical, Formação Musical Básica I e Formação Musical Básica II. A quantidade de estudantes praticamente dobrou com o ingresso de cerca de 170 novos estudantes nos cursos livres na última semana.

Crianças, jovens e adultos têm aulas de canto, violão, guitarra, contrabaixo, percussão, bateria, pandeiro, teclado, piano, violino, trompete, flauta, saxofone, clarinete, tuba, entre outros instrumentos.

Nos seus mais de 30 anos, desde quando se chamava Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, foram formados milhares de alunos(as) de Mossoró e região, do Rio Grande do Norte como um todo, dos vizinhos Ceará e Paraíba, além de outros estados.

A Escola de Música é ligada ao Departamento de Artes (DART) da Faculdade de Letras e Artes (FALA).

“O público tem aqui uma base de aprendizado musical. Alguns alunos procuram só por hobby, por ter ali uma certa terapia, pelo interesse em estudar música. Por outro lado, temos aqueles que querem se profissionalizar, alunos que saíram da escola, foram fazer curso de graduação, mestrado e hoje trabalham com música de forma profissional”, revela Bruno Caminha Farias, coordenador administrativo da Escola de Música.

Luan Gabriel está empenhado em tocar melhor violão

Eventos

Nos últimos meses, a Escola de Música tem se aproximado ainda mais da sociedade com a realização de inúmeros eventos que levam arte, música e cultura para a comunidade interna e externa da Uern e servem como uma vitrine para que os(as) alunos(as) apresentem o que estão aprendendo nas aulas.

“Essa relação com a sociedade é muito importante. Recentemente fizemos várias atividades com boa repercussão e participação de público. São eventos que servem para compartilharmos o que está sendo produzido e para os estudantes colocarem seu aprendizado em prática”, acrescentou o coordenador.

Recitais de Acolhida, Recitais Discentes, Recital Didático, Recital de Palhetas, Encontro de Sopros e Percussão, Encontro de Cordas e Piano e Noite do Choro foram alguns dos eventos realizados nos últimos meses.