Escola da UERN terá programação especial para comemorar o Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança é comemorado em 29 de abril. E para celebrar a data, a Escola da UERN (EdUCA) promove o evento “Dança EdUCA”, reforçando a importância da dança e reafirmando o seu caráter educativo.

A proposta é o evento acontecer duas vezes ao ano. A primeira edição no dia 29 de abril, e a segunda em 1º de setembro, Dia do Bailarino.

Para o professor Juarez Moniz, além da celebração da data, o evento é uma oportunidade de integração das atividades dentro de uma perspectiva de formação reflexiva.

O Dia da Dança foi criado em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 29 de abril foi escolhido em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Dentro da programação desta segunda-feira, as alunas do Ballet Infantil da EdUCA apresentarão em formato de seminário os trabalhos referentes a três obras clássicas (O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e La Fille Mal Gardeè), inseridas no contexto da dança clássica.

A Companhia Jovem da EDTAM (Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão) vai apresentar a coreografia “O Despertar de Flora” e, em seguida, o Cinese, grupo de dança contemporânea da EdUCA, apresentará o espetáculo “Indócil Equinócio”.

Os espetáculos são abertos ao público. Confira abaixo a programação completa.

Programação – Dança EdUCA – 29 de abril

8h às 9h: Aulão de Dança Mix

9h às 9h30: Montagem dos Seminários

9h30 às 10h: Seminário de Dança Clássica das turmas de Ballet Infantil da EdUCA

10h às 11h: Palestra: “Dança e Educação” com a Profª. Dra Karenine Porpino – UFRN

13h30 às 14h: Montagem dos Seminários

14h às 14h30: Palestra: “Breve História do Ballet Clássico” com o professor Juarez Moniz – EdUCA/UERN

14h30 às 15h30: Seminário de Dança Clássica das turmas de Ballet Infantil da EdUCA.

15h30 às 16h: Apresentação “O Despertar de Flora” – Cia jovem da EDTAM

16h às 17h: Apresentação “Indócil Equinócio” – Cinese Dança Contemporânea.