...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Escola da UERN promove o curso de extensão Eletrônica Básica em Arduíno

Neste semestre, a Escola da UERN, no Campus de Natal, vai oferecer o curso de extensão Eletrônica Básica com Arduíno. O curso vai mostrar como os princípios teóricos de eletrônica se aplicam na prática, preparando o aluno para o desenvolvimento dos seus próprios projetos e para a inserção na área da Internet das Coisas.

O curso é direcionado aos alunos do Ensino Médio com o intuito de esclarecer e ensinar aos jovens estudantes como é possível interconectar o mundo por meio da Internet, e como é possível tornar as coisas inteligentes. Por meio desse curso é possível consolidar o conhecimento adquirido no Ensino Médio nas disciplinas de física e matemática, uma vez que a eletrônica está fundamentada sobre os conceitos de tensão, corrente e resistência, além de aprender como tornar um objeto inteligente, a partir da aprendizagem dos conceitos básicos de eletrônica e de programação computacional.

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT, em inglês) está interconectando cada vez mais objetos, aparelhos e dispositivos que antes não se comunicavam. Geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, lâmpadas e cidades inteiras agora podem se tornar inteligentes e o usuário pode utilizar o smartphone para se comunicar também com as coisas inteligentes.

A professora Karla Darlene, coordenadora do projeto, explica que é possível executar a simples ação de ‘ligar e desligar’ um eletrodoméstico sem que o usuário precise estar ao lado dele. “Mediante o avanço tecnológico, é possível que indivíduos desenvolvam seus próprios equipamentos eletrônicos para controlar o que for de seu interesse”, finaliza Karla.

Visando oportunizar o jovem a ser um usuário ativo da tecnologia, permitindo que o mesmo desenvolva componentes e não apenas os utilize, o curso busca mostrar como os princípios teóricos de eletrônica se aplicam na prática, preparando os alunos para o desenvolvimento dos seus próprios projetos de eletrônica que os insiram como protagonistas na área de Internet das Coisas e desenvolvam pequenos projetos de automação por meio de conceitos básicos de eletrônica, que serão ensinados utilizando a plataforma Arduíno e da ferramenta Tinkercad, gratuita, que os usuários podem baixá-la e utilizá-la independente de estarem em um laboratório.

Para se inscrever no curso basta apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência na secretaria da EdUCA, no Campus Avançado da UERN, em Natal. A taxa de matrícula custa R$ 30,00 e quatro mensalidades de R$ 10,00. O curso inicia em 11 de fevereiro, toda sexta-feira das 13h às 14h30.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support