Equipe da UERN visita sede da FINEP no intuito de fortalecer parceria

Representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) visitaram hoje a sede da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), no Rio de Janeiro (RJ), a fim de estreitar a parceria entre as instituições. Atualmente, a agência de fomento tem sido a principal parceira da Universidade no quesito investimento e desenvolvimento de estratégia de pesquisa e pós-graduação.

A comitiva da UERN foi composta pelo reitor Pedro Fernandes; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes; o assessor de Fomento da PROPEG, Felipe Silva; e o assessor de Obras, Osmídio Dantas. A equipe foi recebida pelos assessores técnicos da FINEP, Rodrigo Novis e Caio Xavier, que é analista direto dos convênios ligados à UERN.

Além de fortalecer a parceria existente, o encontro teve o intuito de discutir questões relacionadas à execução dos convênios que estão em vigor e à prestação de contas dos que estão se encerrando. Ainda durante a visita, foram debatidas as perspectivas para a captação de recursos através de novos convênios.

Rodolfo Lopes enfatiza que a FINEP tem sido a principal parceira da UERN na captação de recursos para investimentos na área de pesquisa e pós-graduação. “Se pensarmos nos últimos convênios, a FINEP garantiu, quando somamos todos os valores, um repasse de quase R$ 9 milhões”, diz, reforçando a importância de estreitar os laços entre as instituições.

O pró-reitor informa que a UERN já recebeu grande parcela dos recursos oriundos de convênios com a FINEP e executa as obras. “Estamos executando uma outra grande parcela que reflete na construção da sede da Biblioteca do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, no bloco de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), na licitação, que está na iminência de sair, para a construção do prédio de laboratórios de pesquisa da FANAT, por exemplo”.

A mais recente liberação de recursos pela FINEP foi o valor de R$ 1,44 milhão para a construção do Centro de Pesquisas em Ciências Naturais da UERN. O convênio possui dois subprojetos: ampliação da rede de pesquisa multidisciplinar em saúde; e infraestrutura pró centro de pesquisas multidisciplinares em ciências naturais. O valor total do convênio é de R$ 1.917.421,00 sendo R$ 1.826.002,00 da FINEP e contrapartida da UERN no valor de R$ 91.419,00.

Pedro Fernandes ressalta que a parceria com agências de fomento tem sido fundamental para o fortalecimento de ações de investimento e desenvolvimento em diversos setores da Universidade. “É muito importante termos esses diálogos no sentido de assegurar a perfeita execução dos recursos captados que tem sido em um volume interessante”, frisa o reitor.