Equipe da UERN discute trabalhos que serão apresentados em Cuba

O grupo de alunos e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram na última sexta-feira para uma roda de conversa preparatória para o “IX Encuentro Internacional Presencia de Paulo Freire”, que será realizado na cidade de Cienfuegos em Cuba.

A UERN apresentará nove trabalhos que foram alvo de discussão na última sexta-feira no Colégio Diocesano. “Serão oito artigos e um vídeo com os alunos de Paulo Freire em Angicos. Este momento é de compartilhamento e visibilidade para as nossas pesquisas. A atual gestão da UERN está de parabéns por ter verticalização do ensino e do apoio à inclusão porque desses trabalhos, três são de alunos que recebem apoio da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas”, frisou a professora Ana Lúcia Aguiar que chefia a delegação da UERN.

Uma das alunas que apresentará trabalho é a aluna em caráter especial do Mestrado em Educação, Rosa Siqueira. “Nós não podemos dizer que não estamos preparados com a professora (Ana Lúcia) que nos estimula”, frisou a aluna que apresentará o trabalho “Narrativas (auto) biográficas de uma professora do atendimento educacional especializado (AEE): experiência formadora”.

Um dos parceiros dela nesse trabalho é Stênio de Brito Fernandes. “Vai ser um prazer apresentar esse trabalho mesmo porque vai ser fruto de todo esse trabalho da professora Ana Lúcia Aguiar, que nos estimula como alunos o saber na prática e na experiência de vida”, declarou.

Já Rosilene Ramos, em parceria com o padre Charles Lamartine, apresentará os trabalhos “Programa Brasil Alfabetizado: Contribuições de Paulo Freire Para Uma Alfabetização Emancipatória do Sujeito” e “Contribuições de Paulo Freire no Percurso de Constituir-me Profissional: Experiência Formadora e Escrita de si Como Recurso Para (Auto) Formação”. “Estamos levando um trabalho feito no município de Baraúna e com imensa alegria iremos representar o Colégio Diocesano Santa Luzia. Tanto vamos compartilhar nossas experiências como os ensinamentos de Paulo Freire.

Também irão para Cuba padre Charles e o professor da Faculdade de Educação (FE/UERN), José Evangelista de Lima.