Enfermeira Jane Eire será homenageada com a Medalha da Abolição

A enfermeira Jane Eire de Morais será uma das homenageadas com a Medalha da Abolição 2020. Egressa da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Jane Eire atuou na linha de frente da pandemia do Covid-19, tendo sido vítima da doença e falecendo aos 53 anos.

Neste ano, a Medalha da Abolição terá como tema “UERN: Ciência pela vida no enfrentamento da pandemia”, e irá homenagear cientistas e profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Além de Jane Eire, receberão também a homenagem póstuma: o médico Élio César Marson; o técnico de enfermagem Luiz Alves de Brito e o estudante de medicina Vital Avelino Maia Neto.

Também serão agraciados com a Medalha da Abolição, os professores da Universidade: Prof. Dr. Fabiano Rodrigues Maximino (FACS/UERN); Prof. Dr. Lucídio Cleberson de Oliveira (FAEN/UERN) e  Profª. Drª. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira (FANAT/UERN).

A Medalha da Abolição foi criada pela Lei Municipal nº 20/68 e é entregue aos agraciados durante a Assembleia Universitária comemorativa ao aniversário da UERN, realizada em setembro.

A concessão da medalha é feita a personalidades que tenham se notabilizado na prestação de serviços à comunidade, nas áreas de educação e cultura, sobretudo em benefício da UERN. Os nomes dos homenageados são escolhidos por uma Comissão Permanente, composta por  representantes da Câmara Municipal e instituições culturais, filantrópicas, religiosas, classes produtoras e imprensa, sob a presidência do Reitor da UERN.