...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ENCONTRO REUNIU REPRESENTANTES DE TRÊS UNIVERSIDADES

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Potiguar (UNP) e a Faculdade Mater Christi se uniram hoje, 7, para promoverem, na sede da UnP Mossoró, o I Encontro das Práticas Jurídicas de Mossoró. Pela manhã, o evento contou com a participação de juízes, promotores, do MP e de professores das três instituições.

De acordo com Sérgio Alexandre Braga, professor de Direito das três universidades e coordenador do I Encontro das Práticas Jurídicas, a idéia de reunir representantes das varas da Família de Mossoró, MP, juízes, professores e técnicos é importante porque hoje a Prática Jurídica é encarada pelos alunos como uma forma de mostrarem o que aprenderam durante o curso. “Eles encaram muito bem a questão da Prática Jurídica. A desenvoltura deles tem sido boa. Tanto que 70% dos atendimentos das varas da Família em Mossoró são das Práticas Jurídicas nas três universidades. Mas a grande maioria é proveniente da UERN”, comenta Sérgio Alexandre Braga.

Participaram deste primeiro encontro, uma média de 60 pessoas, das três instituições, bem como interessados no tema.

Segundo a professora Nara Rúbia, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UERN, 40 pessoas são atendidas diariamente dentro da iniciativa (que engloba quatro momentos: Práticas Jurídicas I, II, III e IV), 200 por semana e 800 por mês na UERN. “Atendemos pessoas carentes, que nos procuram. Os casos mais comuns são pensão alimentícia, divórcio, separação e execução de alimentos”, diz a coordenadora.

Ela também revela que 90% dos casos são direcionados a Direito da Família. Atualmente, a Prática Jurídica da UERN conta com 5 advogados contratados, além de uma equipe pedagógica de 4 professores, que supervisionam estagiários do 7º, 8º, 9º e 10º período. “A Prática Jurídica já existe há mais de vinte anos na instituição”, diz a professora.

Dos casos que chegam até a Prática Jurídica da UERN, 20% são resolvidos através de acordos entre as partes. Já 80% deles são encaminhados para a Justiça. “Já ajuizamos ações de obrigação de dar, para que pessoas com câncer recebam medicamentos. Isso é uma conquista”, frisa Nara Rúbia.

 

Mário Gerson

Agecom-UERN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support