...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encontro reúne memórias, saberes e tradição do homem do campo

Teve início nesta quarta-feira, 2, o II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas (ERNAB), que este ano discute – Povos do Campo: Memória, Saberes, Tradição. O evento é realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e o Colégio Diocesano Santa Luzia, e prossegue até a próxima sexta-feira 4, no Campus Central da UERN.

O ERNAB traz na sua essência a perspectiva de ouvir as narrativas de sujeitos do campo que possuem suas histórias de vida marcadas pelo cheiro da terra, a dor e a alegria do trabalho, pela força dos movimentos sociais, pelo sentimento, pela pertença e pela identidade campesina.

Este ano, o encontro apresenta o campo como uma teia de significados tecida por homens e mulheres comuns, como um lugar diverso, dinâmico, vivo, com conflitos e conquistas pelos direitos de seus povos.

O vice-reitor da UERN, Prof. Aldo Gondim, esteve presente à abertura e destacou a importância do evento. “Esse evento reúne conhecimentos que são específicos do homem do campo. Essas tradições, que não podem se perder, precisam ser preservadas. Daí a importância desse trabalho”, afirmou. 

Dentro da programação do II ERNAB, acontece o lançamento do livro “Sujeitos e Memórias: a formação na pesquisa (auto) biográfica”, organizado pelas professoras Ana Lúcia Aguiar e Maria da Conceição Fernandes e pelo professor Alex Carlos Gadelha. O livro apresenta conceitos, teorias e metodologias da Pesquisa (Auto) Biográfica por meio das autobiografias dos seus 11 autores. “Consiste em uma leitura enriquecedora sobre diferentes contextos de vida, possibilitando reflexões e aprendizagens sobre temas como memórias de migrantes, movimentos sociais, inclusão social, vida no/do campo, inclusão digital, formação humana e docente, entre outros. Você vai gostar de ler, se emocionar, pensar e, sobretudo, se construir a partir dos sujeitos e memórias registradas no livro”, afirmou a professora Ana Lúcia Aguiar.

O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (3), às 18h30, no Campus Central. O encontro conta com 230 inscritos, e ocorre a cada dois anos. A primeira edição abordou as narrativas dos homens do mar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support