ENCONTRO REGIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REÚNE MAIS DE 370 PESSOAS

Com o tema “Diálogos de Educação Matemática e Outros Saberes” foi encerrado nesta segunda-feira, dia 03 de outubro, no Hotel VillaOeste, o III Encontro Regional em Educação Matemática (III EREM), que ocorreu pela primeira vez em Mossoró. O evento, que iniciou na sexta-feira, 30 de setembro, teve abertura oficial no dia 1º de Outubro, em solenidade que contou com a presença do Reitor Milton Marques de Medeiros

Reunindo 370 universitários dos estados: Ceará, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/Regional RN). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sediou o evento, que contou ainda contou com o apoio da UFRN, UFERSA, Instituto Kennedy e IFRN.

Paralelo ao III EREM, foi realizado o II Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática. A professora Dra. Liliane Gutierre, coordenadora geral do evento e coordenadora da SBEM/ Regional RN, destacou as pesquisas realizadas na área de Matemática e a discussão sobre o Ensino. “Muito se faz na Pós-graduação, mas os Índices da Educação Básica continuam baixos. É um trabalho de formiguinha, se cada um fizer seu trabalho e plantar a semente, nós iremos mudar esse quadro. Alguns professores buscam alternativas para trabalhar em sala de aula. Teremos esse resultado a médio e longo prazos”, afirmou Liliana Gutierre. Para a professora, a pesquisa na área de Matemática está em expansão. “Na década de 90, praticamente não tínhamos nenhuma pesquisa e hoje isso mudou bastante, temos agora o Mestrado Profissionalizante”, complementou Liliana Gutierre, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN).

A professora Ms. Graciana Dias, do Departamento de Matemática da UERN, avalia o evento positivamente. “Foi um momento ímpar. É o primeiro evento desse porte que a gente realiza em Mossoró, motiva a pesquisa e a discussão do ensino e aprendizagem em Matemática”, afirmou Graciana, que é coordenadora da sub-regional da SBEM em Mossoró.  “A greve atrapalhou um pouco, mas mesmo com as dificuldades, conseguimos trazer professores de fora e reunir um bom número de estudantes. É gratificante ver alunos do primeiro período participando e se interessando por outros eventos desse tipo”, finaliza Graciana.

PRÓXIMOS – Já está marcado para o dia 17 de Junho de 2012, o III Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática, que ocorrerá em Natal, no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Já o EREM é realizado a cada dois anos e ocorrerá em 2013.