...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ENCONTRO REGIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REÚNE MAIS DE 370 PESSOAS

Com o tema “Diálogos de Educação Matemática e Outros Saberes” foi encerrado nesta segunda-feira, dia 03 de outubro, no Hotel VillaOeste, o III Encontro Regional em Educação Matemática (III EREM), que ocorreu pela primeira vez em Mossoró. O evento, que iniciou na sexta-feira, 30 de setembro, teve abertura oficial no dia 1º de Outubro, em solenidade que contou com a presença do Reitor Milton Marques de Medeiros

Reunindo 370 universitários dos estados: Ceará, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/Regional RN). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sediou o evento, que contou ainda contou com o apoio da UFRN, UFERSA, Instituto Kennedy e IFRN.

Paralelo ao III EREM, foi realizado o II Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática. A professora Dra. Liliane Gutierre, coordenadora geral do evento e coordenadora da SBEM/ Regional RN, destacou as pesquisas realizadas na área de Matemática e a discussão sobre o Ensino. “Muito se faz na Pós-graduação, mas os Índices da Educação Básica continuam baixos. É um trabalho de formiguinha, se cada um fizer seu trabalho e plantar a semente, nós iremos mudar esse quadro. Alguns professores buscam alternativas para trabalhar em sala de aula. Teremos esse resultado a médio e longo prazos”, afirmou Liliana Gutierre. Para a professora, a pesquisa na área de Matemática está em expansão. “Na década de 90, praticamente não tínhamos nenhuma pesquisa e hoje isso mudou bastante, temos agora o Mestrado Profissionalizante”, complementou Liliana Gutierre, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN).

A professora Ms. Graciana Dias, do Departamento de Matemática da UERN, avalia o evento positivamente. “Foi um momento ímpar. É o primeiro evento desse porte que a gente realiza em Mossoró, motiva a pesquisa e a discussão do ensino e aprendizagem em Matemática”, afirmou Graciana, que é coordenadora da sub-regional da SBEM em Mossoró.  “A greve atrapalhou um pouco, mas mesmo com as dificuldades, conseguimos trazer professores de fora e reunir um bom número de estudantes. É gratificante ver alunos do primeiro período participando e se interessando por outros eventos desse tipo”, finaliza Graciana.

PRÓXIMOS – Já está marcado para o dia 17 de Junho de 2012, o III Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática, que ocorrerá em Natal, no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Já o EREM é realizado a cada dois anos e ocorrerá em 2013.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support