...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ENCONTRO REGIONAL DA SOBER SEGUE ATÉ DIA 25/10

A Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) abriu, na última quarta-feira, 22/10,  em parceria com a UERN, o III Encontro Regional Nordeste. O evento segue até o dia 25/10, no Campus Central da UERN, em Mossoró.

A SOBER, sociedade científica de abrangência nacional, com quase 50 anos de existência, é sediada em Brasília e congrega pesquisadores das ciências sociais, humanas e agrárias interessados na compreensão do espaço rural e das relações sociais que aí se desenvolvem.

A Sociedade organiza um encontro anual, de cunho nacional, e recentemente adotou a estratégia de fomentar encontros regionais. O primeiro encontro regional do Nordeste ocorreu em 2004, em Petrolina, Pernambuco, e o segundo, em 2007, em Cruz das Almas, Bahia. Mossoró sedia o terceiro encontro,  organizado pela SOBER/UERN, através do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional: Agricultura e Petróleo.

O Encontro, contando com 90 comunicações científicas inscritas em 8 Grupos de Trabalho, com 3 mesas-redondas e uma palestra, centra suas discussões em torno  do tema “Fruticultura e Bioenergia: Estratégias de Desenvolvimento para o Nordeste”. São temas dos grupos de trabalho: gestão do agronegócio, reforma agrária e políticas públicas, comercialização e mercado de produtos agrícolas, comércio internacional, educação e movimentos sociais no campo, gestão organizacional e desenvolvimento sustentável no meio rural, tecnologia, inovação e difusão na agropecuária, capital social, cadeias produtivas e arranjos produtivos locais.

O Encontro é patrocinado pelo Banco do Nordeste, Petrobras, FAPERN e Secretaria de Agricultura do Estado e apoiado por diversas instituições como a UFERSA e o IEL, e empresas, como a Harabello.
A comissão organizadora é presidida pelo professor Aécio Cândido, vice-reitor e professor  do Departamento de Ciências Sociais. A professora Genivalda Cordeiro, do Departamento de Economia,  é a coordenadora do Comitê Científico Local, e Elza Andrade, também professora do mesmo departamento, responde pela Coordenação Financeira.

A organização do evento conta com o engajamento de vários professores da FACEM e da UFERSA, além de bolsistas e voluntários. A secretaria geral está a cargo da estudante de Economia Ana Cristina Nogueira, bolsista de Iniciação Científica.

Informações mais detalhadas estão disponíveis no sítio http://sobernordeste3.net/equipe.html, podendo ser acessado também através do Portal UERN, no endereço www.uern.br .

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support