...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encontro promoverá discussão sobre Poder Público e Desenvolvimento Territorial

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Prefeitura Municipal de Apodi e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizam no dia 29 de maio o I Encontro de Discussão Sobre Poder Público e Desenvolvimento Territorial.  O encontro será realizado a partir das 13h30, no Auditório do Instituto Federal Tecnológico do Rio Grande do Norte (IFRN), em  Apodi-RN. No dia 31 de maio o encontro será realizado na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).

Na ocasião será debatida a importância do poder público para o desenvolvimento territorial, também serão divulgados os resultados da pesquisa Inovação, Diversidade e Sustentabilidade na Gestão de Territórios Rurais: monitoramento e avaliação do desenvolvimento dos territórios Açu/Mossoró e Sertão do Apodi (RN), executado pela UERN através do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN), em parceria com a SDT/MDA via Edital CNPq 005/2009 – Gestão de Territórios Rurais.

O objetivo do projeto,  realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011 é sistematizar e avaliar as políticas públicas visando apoiar ações que promovam o desenvolvimento territorial. O projeto  foi realizado numa parceria entre o grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo da FACEM/UERN e a UFERSA.

De acordo com a coordenação do Projeto, as atividades, previstas para o período de 2010 a 2013, foram pensadas para estimular e fortalecer a articulação institucional e entender as estruturas de governança visando à efetivação das políticas territoriais.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 29 DE MAIO

13h30- Recepção e credenciamento.

14h- Abertura do evento      Apresentação cultural.

14h20 – Constituição da mesa de abertura: Reitor UERN, Reitor UFERSA, Coordenador do Projeto Gestão de Territórios Rurais, Delegacia do MDA/RN, Secretário de Desenvolvimento Territorial SDT/MDA, Prefeitura Municipal de Mossoró, Parlamentares estaduais e federais.

15h – Coffee break

15h20 – Apresentação dos resultados da pesquisa para a política de desenvolvimento territorial sustentável.    Apresentadores: Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes (UERN)                  Maria de Fátima Rocha Gondim (UERN)                  Profa. Dra. Márcia Regina Farias da Silva (UERN)

15h30 – Mesa redonda: Políticas territoriais de desenvolvimento rural Sustentável. Políticas territoriais estruturantes e consórcios intermunicipais -Prof. Dr. João Matos Filho (UFRN).

Políticas públicas territoriais de desenvolvimento rural sustentável – Jerônimo Rodrigues (SDT/MDA).

Poder público, governança e intersetorialidade -Profª Dra. Suzaneide Ferreira da Silva Menezes (PROEX/UERN).

Moderador: Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes (UERN)

17h – Debate.

17h30 – Encaminhamentos do Encontro.

18h30 – Encerramento.

PODER PÚBLICO – São 17 prefeituras do Território da Cidadania Sertão do Apodi (Apodi, Campo Grande, Itaú, Janduís, Rodolfo Fernandes, Umarizal, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Messias Targino, Olho-d`Água do Borges, Paraú, Patu, Rafael Godeiro, Severiano Melo,Triunfo Potiguar e Upanema) e os 14 do Território da Cidadania Açu-Mossoró (Assú, Areia Branca, Alto do Rodrigues, Baraúna, Carnaubais, Grossos, Mossoró, Itajá, Ipanguaçu, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael, Serra do Mel e Tibau), além das Universidades UERN e UFERSA, os IFRNs, Petrobrás, CEF, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, mandatos parlamentares estaduais e federais, etc.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support