Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do RN ocorrerá de 26 a 28 de novembro

Serão realizados no período de 26 a 28 de novembro o I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte, o VII Seminário Temático de Gestão Ambiental e o III Simpósio de Tecnologia em Gestão Ambiental. O tema central é: “Água, meio ambiente e o papel dos comitês de bacia para o desenvolvimento sustentável”.

Os eventos são promovidos pelo Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Contam com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN).

A programação ocorrerá no auditório do IFRN/Mossoró. Os objetivos são: realizar debates sobre a conjuntura da gestão das águas no RN; estabelecer metas conjuntas para os comitês de bacia do Estado; capacitar membros sobre os temas: água, meio ambiente e gestão participativa; chamar a atenção da sociedade potiguar para a importância das discussões sobre o uso das águas por bacias hidrográficas; articular com as universidades e com o Ministério Público parcerias de trabalho para a promoção do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

O Fórum Potiguar dos Comitês de Bacias Hidrográficas é uma entidade que reúne, atualmente, os quatro comitês que atuam no RN: os comitês estaduais do rio Apodi-Mossoró, do rio Pitimbu e do rio Ceará-Mirim; e o comitê federal do rio Piancó-Piranhas-Açu.

Os organizadores explicam que a realização do I Fórum Potiguar dos Comitês de Bacias Hidrográficas é um marco fundamental na afirmação simbólica da luta pela gestão participativa das águas do Rio Grande do Norte e uma meta anual a ser seguida a fim de possibilitar o encontro dos membros dos quatro comitês em meio a atividades como: palestras, mesas-redondas, capacitações, reuniões, etc.

Já o VII Seminário Temático de Gestão Ambiental é um evento tradicional da região Oeste potiguar e conta com o apoio dos cursos de graduação em Gestão Ambiental da UERN e do IFRN.

Veja a PROGRAMAÇÃO.