...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encontro discute alternativas para o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas

Com o tema “Água, meio ambiente e o papel dos comitês de bacia para o desenvolvimento sustentável”, está sendo realizado o I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte, o VII Seminário Temático de Gestão Ambiental e o III Simpósio de Tecnologia em Gestão Ambiental. Os eventos são promovidos pelo Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A programação ocorre no auditório do IFRN. A abertura oficial foi realizada na manhã desta segunda-feira, 26, e contou com a participação do reitor da UERN, Pedro Fernandes Ribeiro Neto; do diretor do Campus de Mossoró do IFRN, Jailton Barbosa; do secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França; da presidente do Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas, Rosimaire Dantas; e do representante da Agência Nacional de Águas (ANA), José Luiz.

Ao longo da programação, serão realizados debates sobre a conjuntura da gestão das águas no Rio Grande do Norte. Pedro Fernandes enfatizou que este é um momento oportuno para discutir problemáticas relacionadas ao tema, bem como apontar soluções e oportunidades para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

O encontro envolve professores e alunos dos cursos de Gestão Ambiental do Instituto Federal e da UERN, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas e a comunidade. A programação visa estabelecer metas conjuntas para os comitês de bacia do Estado, além de articular parcerias com as Universidades para a promoção do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas.

Para o professor vice-presidente do Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas, Rodrigo Guimarães, do curso de Gestão Ambiental da UERN, a água tem limitação, por isso é importante pensar em alternativas para o seu melhor uso, como cuidar da poluição, preservar os recursos. Professor da UERN, Ramiro Camacho complementa que o Encontro visa ampliar o debate sobre a gestão das águas, unindo academia e comitês para pensar soluções para a problemática relacionada à utilização dos recursos hídricos.

O Fórum Potiguar dos Comitês de Bacias Hidrográficas é uma entidade que reúne os quatro comitês que atuam no Rio Grande do Norte: Apodi-Mossoró, do rio Pitimbu e do rio Ceará-Mirim; e o comitê federal do rio Piancó-Piranhas-Açu.

Os eventos seguem até dia 28 de novembro, e contam com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN).

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support