Encontro discute adoção de cotas etnico-sociais na UERN

“Meu Quilombo, meu lugar: a UERN ninguém nos tira!”. Este é o tema central do II Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UERN, realizado nesta quinta-feira (4), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN).

O evento acontece durante todo o dia e está sendo realizado pela Coordenação de Negros, Negras e Cotistas do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UERN, Diretoria de Negros e Negras da União Estadual dos Estudantes no Rio Grande do Norte (UEE-RN), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UERN (NEAB), Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer) e a Rede de Jovens de Matriz Africana e Terreiros do RN (REJOMATE/RN).

A principal proposta do evento é aprofundar o debate sobre a adoção das cotas étnico-raciais na UERN, sancionadas em janeiro deste ano, e discutir a implementação da lei 10.639/2003, a qual inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

“Esse encontro foi pensado para nós, que somos negros, negras e cotistas da UERN podermos pensar as políticas que nós já temos e o que nós queremos daqui pra frente. Como nós queremos essas cotas e como elas serão aplicadas na UERN”, explicou o coordenador de negros, negras e cotistas do DCE, Lucas Vieira.

Pró-reitora de Ensino de Graduação da UERN, a professora Francisca Ramos participou da abertura do encontro e destacou a importância do evento. “É um evento muito significativo porque eles estão lutando por seus direitos, por políticas afirmativas que valorizem o ser humano em toda a sua integridade. Estamos em uma Instituição de Ensino Superior (IES) e são nessas instituições onde podemos construir grandes espaços de diálogo em que se lute pela manutenção e ampliação dos direitos do ser humano, da luta das minorias e do respaldo social para que sejam inseridas e permaneçam em determinados espaços”, afirmou a pró-reitora.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio também compareceu ao evento, e apresentou a política e os programas de permanência do estudante na UERN.

A lei 10.480/2019 instituiu as cotas étnico-raciais no sistema de cota social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Argumento de Inclusão no âmbito da UERN. A lei preserva o percentual da cota social (50% das vagas) e a cota para pessoa com deficiência (5% das vagas).