Encontro debate e compartilha experiência sobre Estágio Curricular Supervisionado em Geografia

Alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RESPED), do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, participaram do II Encontro de Socialização do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, semestre 2019.1. A atividade foi realizada na última segunda-feira, 7.

O encontro contou com a presença do coordenador do estágio, o Prof. Dr. Rosalvo Carneiro, e da Profª. Drª Andreza Félix, representante dos programas formativos no Campus de Pau dos Ferros. Também estiveram presentes o diretor da Escola Estadual Tarcísio Maia, Luís Carlos, que recebeu uma mensagem de agradecimento da turma, e a psicóloga Vitória Régia, que foi vivenciar o modelo de relatos de experiências dos estágios.

A programação foi composta por uma mesa-redonda, onde estagiários relataram a experiência de reger uma sala de aula pela primeira vez, e a dinâmica Emojições, em que os estagiários criaram narrativas emotivas do seu estágio a partir de emoji. Por fim, foi realizada a exposição fotográfica “percurso geoetnográfico do estágio” da disciplina de Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia II, momento em que os alunos expressaram as reconstruções pessoais de suas imagens sobre a escola e a profissão docente.

Para o aluno José Pio, estagiário do sexto período, o momento foi bastante produtivo. “Sem dúvidas, a oficina com emojis foi um sucesso. Fica a sugestão para que nos próximos encontros tenham oficinas como essa para envolver os alunos nas trocas de experiências após a discussão da mesa”.

A aluna Cledina Moniele também aprovou a iniciativa. “Gostei muito, pois é um momento que podemos compartilhar nossos medos e os momentos de amor com a docência. Eu, particularmente, dou nota 10 a esse encontro. Agradeço ao professor Rosalvo Carneiro por sempre incentivar esses encontros, e também por incentivar a minha participação”, declara.