ENCERRAM-SE DIA 25 DE JUNHO AS INSCRIÇÕES À SEGUNDA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Visando consolidar a linha de pesquisa do projeto político-pedagógico do curso de Direito, a UERN, através da Faculdade de Direito (FAD), iniciou no ano de 2009, pela primeira vez, um curso de Especialização, em uma das áreas que mais cresce em termos jurídicos, que é a área de Direitos Humanos.
O primeiro curso atingiu as metas estabelecidas, formando alunos das mais diversas áreas (Direito, Sociologia, Serviço Social, Filosofia), culminando com a publicação de artigos dos alunos, na revista de Direito da FAD, cuja primeira edição sairá nos próximos dias.
O curso é ministrado por professores pertencentes, em sua maioria, aos quadros da UERN, com titulação de Mestrado e Doutorado), além de experiência na área de Direitos Humanos, em função da atividade profissional e dos trabalhos científicos publicados, o que torna o curso de Especialização em Direitos Humanos de alto nível.
Na sua segunda edição, a FAD informa que as inscrições estão abertas, ofertando-se um total de 50 vagas. A especialização visa permitir a formação complementar de agentes atuantes na área de Direitos Humanos, possibilitando aos alunos o aprofundamento e fundamentação científica sobre a temática.
Podem se inscrever para o curso de Especialização em Direitos Humanos bacharéis em Direito, advogados, membros e servidores do Ministério Público, da Magistratura, da Procuradoria Geral do Estado, militantes e profissionais que atuam em prol da efetivação dos Direitos Humanos (educadores, jornalistas, administradores públicos, militares), bem como profissionais que atuam em órgãos de defesa da cidadania, organizações não-governamentais), órgãos públicos e movimentos sociais. É requisito para a matrícula a apresentação de diploma de curso superior.
Na sua segunda edição, o curso de Especialização em Direitos Humanos complementa a formação técnico-profissional dos atores envolvidos com a proteção judicial e extrajudicial dos Direitos Humanos, tanto no plano interno quanto internacional; estimula a pesquisa e a reflexão sobre as questões que dizem respeito aos direitos humanos; estimula a realização de projetos de intervenção em direitos humanos, fomentando a realização de parcerias entre o setor acadêmico, os operadores do Direito e a sociedade civil; promove o diálogo entre os setores envolvidos com o estudo, a militância e a defesa judicial dos Direitos Humanos; estimula o debate interdisciplinar sobre temas atuais de Direitos Humanos e traz para a pesquisa e reflexão temas de Direitos Humanos que constituem objetos de intervenção de operadores e ativistas de Direitos Humanos.
As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no período de 24/5 a 25/6, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h, podendo ser feitas pelo próprio candidato ou por procuração particular, na Secretaria da Faculdade de Direito, Campus Central da UERN.
O processo de seleção será desenvolvido pela coordenação do curso e por banca examinadora e ocorrerá entre os dias 28/6 a 9/7 de 2010.
Para maiores informações acessar a página da UERN na Internet (www.uern.br) no link “Especialização em Direitos Humanos” ou ligar para o telefone 84 3315-2209 (no horário da tarde).