...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Enade: Curso de Química tem conceito máximo do Indicador de Diferença de Desempenho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados relacionados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. O curso de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi o que obteve melhor resultado no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) 5, o valor máximo na avaliação.

Com IDD 5, o curso de Química da Uern é o melhor avaliado do Estado, ficando à frente de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e está entre os sete cursos de Química do país com IDD máximo.

O chefe de departamento de Química, Salah Mohamed, avalia que o bom desempenho é resultado de um trabalho coletivo. “O resultado do IDD e nota 4 do Enad é fruto de empenho e esforço do todo departamento, alunos, professores e técnicos. Apesar das dificuldades, competimos com outros cursos de Química com infraestrutura superior ao nosso e conseguimos atingir está nota. Todos estão de parabéns”, declara.

A Uern teve 33 cursos avaliados nesta edição, a primeira depois do advento da Pandemia da Covid-19 que levou às universidades a adotar o ensino remoto emergencial. Devido a este contexto, os resultados eram esperados com expectativa por parte das Instituições de ensino superior. Dos cursos avaliados, 16 melhoraram o conceito e 12 mantiveram o mesmo índice quando comparados aos resultados de 2017.

“Em 2017, tínhamos 3 cursos com conceito 4 e agora passamos para nove com este conceito. De modo geral, considerando os 31 cursos que participaram da edição de 2017, mais de 50% dos cursos avaliados melhoraram os resultados”, ressalta o Assessor de Avaliação Institucional e presidente da Comissão Própria de Avaliação, professor Wendson Medeiros. Quanto ao IDD os números também atestam uma melhora: seis cursos melhoraram os resultados comparados ao ano de 2017 e 19 mantiveram.

Segundo o professor, este resultado é bastante positivo para a Uern e é fruto de um trabalho coletivo a partir do que está previsto no PDI da UERN. “A melhoria contínua da qualidade do ensino e a formação de excelência aos nossos discentes. É preciso parabenizar os discentes pelo bom desempenho na prova, os departamentos acadêmicos pelo trabalho realizado no processo de formação de nossos discentes e todos o que fazem a gestão superior da UERN pela manutenção e fortalecimento de uma cultura de avaliação institucional voltada a alcançar os objetivos do PDI”, destaca.

A reitora Cicília Maia comemorou o resultado positivo da Universidade no Enade. Ela agradeceu e enalteceu o esforço das pessoas que fazem a Uern para superar os desafios e chegar a resultados como este. “Para nós é um orgulho ver que a Uern vem crescendo a cada avaliação. Isso é resultado do esforço coletivo da comunidade acadêmica, estudantes, professoras e professores, técnicas e técnicos administrativos que lutam todos os dias, pelo fortalecimento desta universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente. Nosso reconhecimento e gratidão às pessoas que fazem esta Universidade. Esse é o nosso diferencial!”, afirmou.

O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. Já o IDD é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação.

Os cursos avaliados nesta edição foram os seguintes:
– Campus Central: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciência da Computação (bacharelado), Física (Licenciatura), Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Letras-Português (licenciatura) e Letras-Inglês (licenciatura), Música (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura) e Química (Licenciatura).

– Campus de Assú: Geografia, História, Pedagogia, Letras-Inglês e Letras-Português (cursos de licenciatura)
– Campus de Caicó: Filosofia (licenciatura)
– Campus de Natal: Ciência da Computação (bacharelado)
– Campus de Patu: Letras-Português, Matemática e Pedagogia (cursos de licenciatura)
– Campus de Pau dos Ferros: Geografia, Pedagogia, Educação Física, Letras-Português e Letras-Inglês (cursos de licenciatura)
– Núcleo de Apodi: Matemática (licenciatura)

Veja o resultado dos cursos da Uern

Cursos IDD 5
QUÍMICA – Mossoró
*O melhor avaliado do Estado e entre os sete do pais com avaliação máxima

Cursos IDD 4
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Mossoró
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Licenciatura – Mossoró
CIÊNCIAS SOCIAIS – Bacharelado – Mossoró
GEOGRAFIA – Pau dos Ferros
PEDAGOGIA – Pau dos Ferros

Cursos IDD 3
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Natal
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Bacharelado – Mossoró
CIÊNCIAS SOCIAIS Licenciatura – Mossoró
EDUCAÇÃO FÍSICA – Pau dos Ferros e Mossoró
FILOSOFIA – Caicó e Mossoró
FÍSICA – Mossoró
GEOGRAFIA – Mossoró e Assú
HISTÓRIA – Mossoró e Assú
LETRAS – INGLÊS – Mossoró
LETRAS-PORTUGUÊS – Mossoró, Pau dos Ferros e Patu
MATEMÁTICA – Mossoró e Patu
MÚSICA – Mossoró
PEDAGOGIA – Mossoró, Patu e Assú

Os resultados completos do ENADE e do IDD estão disponíveis no site do INEP.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support