Empreender não é mais uma tendência, é uma necessidade.

Empreendedorismo colaborativo foi um dos temas abordados na III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O professor Gláucio Bezerra Brandão, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participou da programação, abordando o tema através de palestra nesta quinta-feira (22), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Segundo o palestrante, empreender não é um modismo ou uma tendência, mas uma necessidade. “O Brasil está em crise de economia e de cabeças. Ou se reúne e inova, ou vai faltar emprego. Não se trata mais de uma tendência, é uma necessidade. A indústria está diminuindo a produção, assim como o comércio. É preciso ter cultura de empreendedorismo e depois extrair o que há de melhor nisso”, argumentou o palestrante.

Sobre o fato do Rio Grande do Norte não ter uma tradição empreendedora ou de inovação tecnológica, o professor afirma que esse fator pode ser um facilitador para o público empreendedor. “Por não conhecer, por não ter tido acesso a essa cultura, se torna mais fácil. O cérebro é plástico e reage às necessidades, desta forma, é mais fácil inovar nessas condições, que em um contexto mais tradicional”, explicou.

Ele ainda destacou a importância da Universidade neste processo de inovação e empreendedorismo. “A academia tem a obrigação de formar as pessoas para empreender de forma inovadora. Não há idade para começar, quanto mais cedo, melhor”, finalizou.

O professor Lima Júnior, chefe do Setor de Inovação Tecnológica da UERN, destacou a importância da participação do professor Gláucio Brandão na Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN. “O professor Gláucio é um pioneiro nesta área. É atualmente o coordenador do Mestrado Profissional em Inovação e Empreendedorismo, recém-criado na UFRN, novo também na região Nordeste”, afirmou.