...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Emoção e exemplo de superação marcam colação de grau na Uern Pau dos Ferros

“Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você”. A frase da escritora e humanitária Cynthia Kersey resume bem a emocionante lição repassada pelo graduando José Caio Daniel Germano Silva e sua família aos outros 70 concluintes dos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros, durante a solenidade de colação de grau, realizada na noite desta quinta-feira, 15.

Natural de Francisco Dantas, da região do Alto Oeste, José Caio Daniel teve asfixia perinatal, que é a falta de oxigenação em momentos próximos ao parto, que afetou os músculos, o deixando com tetraplegia e dificuldades motoras. “Ele foi desacreditado pelos médicos, mas eu sempre acreditei que meu filho era capaz de tudo. E hoje, ver ele recebendo um diploma de graduação, é a realização de um sonho”, declara a senhora Maria da Conceição Germano, mãe do graduado.

Desde os primeiros passos na pré-escola até a conquista do diploma de graduação em Letras – Língua Portuguesa, Maria da Conceição Germano sempre esteve ao lado do filho. “A batalha foi muito grande, mas não medi esforços para chegar até aqui. E quero continuar, e vê-lo concluindo uma pós-graduação”, comenta.

Por seus esforços e persistência, Maria da Conceição Germano recebeu uma moção de reconhecimento pelo acompanhamento na trajetória acadêmica de seu filho José Caio Daniel Germano Silva. “A luta foi árdua, difícil e por vezes quase impossível, mas foi vitoriosa e recompensada com uma graduação de uma universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente”, constam nos dizeres da Moção de Reconhecimento, assinada pela reitoria Cicília Maia, o vice-reitor Chico Dantas e o diretor da Uern Pau dos Ferros, Agassiel Alves.

José Caio Daniel, que recebeu seu diploma ao lado da mãe e da irmã, destaca que esse é um momento muito especial. “Estou muito feliz. Não teria conseguido sem o apoio da minha família”, frisa.

Emocionado, Agassiel Alves externou a importância de cada um acreditar em seus sonhos. “Eu acredito potencial de vocês, na força de mudança que cada um tem dentro de si. Hoje, vocês iniciam um novo ciclo, e tenho certeza que ao longo de sua vida, vocês carregarão as vivências que tiveram aqui na Uern”, declara.

Através de mensagem encaminhada aos graduados, a reitora Cicília Maia declarou que este é um momento de muita alegria. “É uma grande felicidade comemorar mais uma colação de grau. Vocês estão aptos para exercer a profissão que escolheram. Tenham orgulho do diploma que vocês estão recebendo. Tenham orgulho da Uern”, disse na mensagem.

Na noite desta quinta-feira, 15, colaram grau as turmas de Letras – Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa, Enfermagem, Educação Física e Geografia da Uern Pau dos Ferros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support