...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em reunião com Uern, Cidade do Sol se compromete a retomar linhas universitárias a partir de segunda-feira (14)

A Reitora Cicília Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), recebeu o diretor da empresa Cidade do Sol, Waldemar Araújo, para debater estratégias de melhoria no fornecimento de transporte público no Campus Central, em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (07) na sala da Secretaria dos Conselhos.

Ficou estabelecido que, a partir de 14 de março, quando a Uern retoma suas aulas presenciais, a empresa voltará com as chamadas linhas universitárias, desativadas em anos recentes em razão do funcionamento remoto das instituições públicas de ensino superior.

“Para nós, é fundamental a demanda”, disse o diretor da Cidade do Sol, única que presta serviços de transporte público em Mossoró. De acordo com Araújo, o município teve queda de média diária de passageiros de 12 mil em 2019 para 700 em 2020 e, aos poucos, recupera parte do mercado perdido.

Além disso, a Uern auxiliará a empresa numa campanha interna de divulgação das linhas de transporte, bem como no esclarecimento dos cuidades sanitários necessários para o uso dos ônibus. Nesse sentido, a Reitora entregou um ofício ao diretor para reforçar esses cuidados; comunicações semelhantes foram enviadas em outras municípios onde a Universidade tem campus.

Em contrapartida, a empresa se comprometeu a adaptar os horários de suas linhas para atender a demanda universitária. A disponibilidade da frota mossoroense também estará no aplicativo Cittamobi, que fornece os horários dos ônibus em tempo real. A medida deve diminuir o tempo de espera do usuário.

No encontro, estiveram presentes ainda os pró-reitores de Entensão, de Ensino de Graduação, de Pesquisa de Pós-Graduação e de Assuntos Estudantis.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu, comprometeu-se a enviar os dias e horários de funcionamento da Uern nos períodos de aulas, de sorte que a empresa possa adaptar a oferta a essa agenda.

Por sua vez, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, registrou que a Universidade fará uma consulta pública com os alunos sobre a questão da mobilidade urbana, para obter dados como horários de pico, bairros de maior fluxo em direção à Uern etc.

O professor Lauro Gurgel, chefe de Gabinete da Reitoria, alertou que, em razão do ensino remoto nos dois últimos anos, é provável que “centenas, talvez milhares” de alunos nunca tenham ido ao Campus, motivo pelo qual o transporte público se faz indispensável.

“Nós precisamos nos unir. Caso contrário, a retomada será muito mais difícil para todos”, ressaltou a reitora, que finalizou: “Eu acredito no transporte público”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support