Em parceria com a Uern, IV Jornada da Visibilidade Trans e Travesti Potiguar ocorre entre 23 e 30 de janeiro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é parceira da IV Jornada da Visibilidade Trans e Travesti Potiguar, agendada para os dias 23 a 30 de janeiro e organizada pela Associação de Travestis e Transexuais na Ação pela Coerência no RN (Attransparência/RN), uma ONG.

“Estamos dando apoio logístico e técnico na organização de algumas das atividades, como, por exemplo, a emissão do Cartão SUS com nome social, fazendo a articulação com a Secretaria Municipal de Saúde. Também contribuímos na parte da estratégia, na emissão da carteira com nome social das pessoas trans”, cita o professor Rafael Soares, coordenador do Ambulatório LGBTT+, da Faculdade de Enfermagem (Faen) da Uern.

Em Mossoró, haverá programação em 26 de janeiro, justamente na Faen, localizada na Des. Dionísio Figueira, 383, Centro. Também recebem o evento Natal, Macau, Areia Branca, Pau dos Ferros, Carnaúba dos Dantas e Touros.

Pietra Azevedo, antropóloga e transativista da Attransparência/RN, explicou que “o objetivo é, além de promover visibilidade e diálogo para/com a população trans e travesti do RN, estabelecer parcerias para o combate à transfobia nos diversos espaços. Ficamos felizes com a parceria firmada com a Uern, que é uma instituição tão importante no Estado, e consequentemente com o Ambulatório LGBTT+, na realização das atividades articuladas para Mossoró”.

Para Soares, a importância do evento se faz evidente na medida em que o Brasil aparece como um dos países com estatísticas menos favoráveis às pessoas LGBTQIA+, com altos índices de mortalidade por LGBTfobia e baixa expectativa de vida.

“Dar visibilidade às lutas desse público tão sofrido é extremamente necessário, sobretudo na garantia do direito dessas pessoas de viverem de acordo com a sua identidade de gênero. E a Universidade fazer parte disso, ser parceira desse movimento, dessa luta, dessas atividades mostra o seu compromisso social”, completa o professor.

Para mais informações, acesse o perfil da Attransparência/RN no Instagram (@attransparenciarn).