...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em dia de conscientização, especialistas da UERN recomendam cuidados extras direcionados a pessoas com TEA

Cada pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é única e precisa ser acompanhada dentro de sua singularidade, necessitando de acompanhamento constante de serviço de saúde e educação.

Nesta quinta-feira, 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data enseja à reflexão sobre os cuidados com esses indivíduos durante a pandemia da Convid-19.

Para a professora doutora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN), o momento implica compreender a necessidade de adequações e novas metodologias na rotina dessas pessoas.

“Para autistas, em decorrência das peculiaridades/características que são variadas, e específicas para cada um, sem dúvida afeta/altera suas rotinas, que é um componente de sua organização e, por precisarem de rotina, pode afetar seu cotidiano e sinalizar aos pais, aos familiares, e sociedade uma reorganização no fazer seus fazeres diários”, explicou.

De acordo com a professora, é preciso “saber fazer, saber conviver, saber sentir, saber ser, saber conhecer para sermos a partir de outras performances”.

Mayccon Costa, psicólogo educacional da DAIN/UERN, disse que “o acompanhamento nos serviços de saúde e educacionais são indicados segundo a necessidade de cada um e são indispensáveis para o desenvolvimento”, destacando o papel da família.

O psicólogo também salientou a necessidade de adequação na rotina e no espaço das casas para minimizar os impactos desse difícil momento atual.

“Apesar de ser um desafio, as famílias podem construir junto a pessoa com autismo, sob a orientação dos profissionais especializados, uma rotina com atividades diárias que envolvam a dimensão lúdica, educacional, comunicativa, afetiva e motora”, afirmou.

Na opinião do profissional, as instituições de ensino também podem colaborar, propondo atividades. Segundo Mayccon, “é importante que não se perca os vínculos estabelecidos com professores e colegas, nesse caso o ambiente virtual pode ser uma alternativa provisória para dar continuidade às relações permitindo a interação”, destacando o uso da tecnologia.

Vale ressaltar que a DAIN está na modalidade teletrabalho, para atender e orientar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support