Egressos da UERN participam de cirurgia inédita

Três egressos da faculdade de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram da equipe que realizou a primeira neurocirurgia neonatal do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O anestesiologista Ricardo Medeiros e os residentes Márcia Moisés (neonatologia/MEJC) e André Corsino (neurocirurgia/HUOL) são das três primeiras turmas do curso de Medicina da UERN e fizeram parte da equipe que realizou, nesta quarta-feira (8), pela primeira vez na história do hospital uma cirurgia de correção de mielomeningocele para reparação de malformação congênita da coluna vertebral de uma recém-nascida.

A complicação foi identificada após o parto, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, onde a pequena paciente nasceu com as meninges, a medula e as raízes nervosas expostas.

A cirurgia ocorreu 16 horas após o parto. A emergência exige que a intervenção ocorra até 48 horas após o nascimento.