Egresso do curso de Música da UERN participa em evento na França

Egresso do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o músico Leandro Oliveira participa do Eurochestries: Congresso Internacional de Diretores de Orquestras Jovens – Jonzac/França (Edição 2019). O evento terá representantes de 16 países.

Leandro Oliveira tem se destacado na região do Alto Oeste potiguar, sobretudo pela sua atuação na educação musical, em especial no desenvolvimento de orquestras vinculadas a projetos sociais. Atualmente, ele é regente da Orquestra Filarmônica Pau-ferrense.

A Sociedade Filarmônica Pauferrense – entidade gestora da Orquestra Filarmônica Pauferrense – é dirigida pela Profa. Dra. Lúcia Pessoa, professora do Departamento de Educação da UERN em Pau dos Ferros.

Desde a graduação, Leandro Oliveira já buscava de forma diferenciada o desenvolvimento musical de seus alunos com instrumentos da família do violino, quando em 2006 convidou o professor Isac Rufino para orientar o início dos trabalhos na cidade de Luís Gomes-RN. Após a conclusão do curso de Música na UERN, ele fez diversos movimentos convidando profissionais para ministrar aulas para seus alunos.

Os modelos de educação e formação musical desenvolvidos em Luís Gomes e Pau dos Ferros atraíram o interesse dos europeus que buscam saídas para a crise das orquestras na Europa.

Em 2016, Leandro Oliveira fez sua primeira participação no Eurochestries. Mesmo com a orquestra em fase inicial, os europeus manifestaram surpresa de como o grupo (formado tão rápido) já consegue desenvolver uma performance.

Por ocasião do Congresso, a Orquestra Filarmônica Pau-ferrense recebeu convites pra ir ao México, Bélgica e França no ano que vem. Além disso, a Orquestra Funffec de Cordas de Luís Gomes/RN, que já se apresentou no Canadá, recebeu mais de uma dúzia de convites internacionais.