...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Egresso da Uern Caicó tem tese na área de odontologia premiada como um das três melhores do Brasil

O egresso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) de Caicó Isaac Jordão de Souza Araújo recebeu recentemente uma menção honrosa no Prêmio Capes de Tese – Edição 2022 na área da Odontologia. A pesquisa está entre as três melhores teses de doutorado na área de odontologia do Brasil.

Com o título “Biomineralização induzida por peptídeo de automontagem para terapias reparadoras e regenerativas”, a tese premiada foi defendida em março do ano passado. O trabalho teve a orientação da Profª. Drª. Regina Maria Puppin Rontani, do Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com Issac Jordão, a ideia principal do trabalho foi utilizar um peptídeo* de auto-montagem para funcionalizar arcabouços 3D reabsorvíveis e induzir formação de tecido mineralizado. “Sintetizamos os arcabouços por meio de um processo chamado de eletrofiação e após a funcionalização com o peptídeo, testamos em modelos in vitro e in vivo, para analisar o potencial desses materiais para regeneração tecidual, com foco para os tecidos mineralizados na região craniofacial (ossos e dentes)”, informa.

E complementa: “Nossos resultados foram bem promissores e renderam publicações em revistas científicas de relevante fator de impacto na área de Odontologia. Agora vem essa menção honrosa no Prêmio de Teses da Capes, que reconhece a qualidade do trabalho. Isso é bastante significativo para mim”.

Natural de Boi Selado, zona rural de Jucurutu, no Seridó Potiguar, Issac Jordão sempre estudou em escola pública. Ele cursou Odontologia, na Uern Caicó, mestrado e doutorado na Unicamp, onde parte da pesquisa foi feita no Doutorado sanduíche na Universidade de Michigan nos Estados Unidos. Atualmente, ele está cursando Pós-doutorado na Universidade do Tennessee nos Estados Unidos.

“Esse prêmio reforça que o ensino público e de qualidade dá subsídios para crescermos dentro de qualquer área que escolhemos seguir, desde que tenhamos dedicação, empenho e que trabalhemos com seriedade e compromisso”, avalia.

Issac Jordão foi aluno da terceira turma do curso de Odontologia da Uern no campus de Caicó. “Foram muitas dificuldades ao longo do processo, contudo, o corpo docente foi o grande diferencial na minha formação. Eles nos apresentavam, desde o início, os caminhos de integração entre prática clínica e conhecimento científico. Nos incentivavam a participar de eventos científicos, apresentar trabalhos e desenvolver projetos de pesquisa e extensão. E, acima de tudo, eram grandes exemplos de como podemos alcançar nossos objetivos por meio de uma ciência bem praticada e pela transmissão do conhecimento fundamental a todos. Os professores, em sua grande maioria, eram jovens e com grande capacidade para incentivar e servir como exemplo para os alunos. Tanto é que nós temos diversos exemplos de ex-alunos do curso que hoje são professores universitários em diversas instituições”, afirma.

Ele agradece aos professores no apoio em sua trajetória. “Em especial, destaco o papel da Profa. Dra. Isabela Pinheiro, que foi minha orientadora de graduação e também é da área de Ciência dos Materiais e o Prof. Gustavo Emiliano que é um grande exemplo na minha caminhada acadêmica e de perfil profissional”, finaliza.

———–

*Peptídeos são moléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos que compõem as proteínas. Os peptídeos apresentam importantes funções no organismo. Alguns funcionam como hormônios, outros como neurotransmissores, analgésicos e até antibióticos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support