...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Egressa da Uern faz doutorado sanduíche na Université de Poitiers, na França

A doutoranda Daniele da Silva Oliveira, egressa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está fazendo doutorado sanduíche na Université de Poitiers, na França. O intercâmbio internacional foi possível por meio de projeto aprovado entre o Brasil e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Programa Capes/Cofecub).

O projeto Cofecub inclui uma pesquisa em rede com as Universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Uern e Universidade de Poiteirs (França). O estudo envolve a síntese de zeólitas de forma ecofriendly para conversão de biomassa (zeogreen).

As zeólitas são minerais com estrutura interna microporosa. E o projeto avalia a síntese destes minerais de forma sustentável para a transformação em biomassa.

Daniele da Silva Oliveira é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN/Uern), e egressa do Curso de Licenciatura em Química da Uern. Ela está em Poitiers na França desde o final de setembro, para realizar parte de sua tese doutoral, sob orientação do Dr. Alexander Sachse. A previsão é que ela fique na França por seis meses. A doutoranda possui a Dra. Sibele Pergher (UFRN) como orientadora e o Dr. Vinícius Caldeira (UERN) como coorientador.

A ida de Daniele Oliveira à França marca o início das atividades do projeto. Posteriormente, irão três alunos de doutorado e mais quatro pesquisadores para fazerem pós-doutorado. Vale ressaltar que este intercâmbio fortalece a internacionalização da Uern, através de convênio de colaboração científica entre o PPGCN/Uern e a Université de Poitiers, iniciado em 2019.

A Prof.ª Drª Sibele Pergher, orientadora de Daniele Oliveira, ressalta a importância do processo de internacionalização. “Eu estou muito feliz com essa parceria com o LACAM/UERN em que recebemos alunos altamente qualificados para orientações e desenvolvimento de pesquisas em conjunto, e agora ampliando a parceria com colaborações internacionais”, frisa.

Vinícius Caldeira, coordenador do PPGCN e coorientador de Daniele Oliveira, enfatiza que esta oportunidade de intercâmbio é valiosa para o crescimento e fortalecimento das atividades internacionais da pós-graduação da Uern. “O grupo de pesquisa do Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM), vinculado ao PPGCN/UERN, aprimorará seus conhecimentos, colaborações científicas e produções acadêmicas, a partir do intercâmbio da Daniele Oliveira. Além de ser uma enriquecedora experiência para a formação profissional e pessoal dela, vivenciando novos hábitos e cultura estrangeira”.

Para o diretor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (DAINT/UERN), Pedro Adrião, enfatiza que as ações de internacionalização têm sido uma frequência no cotidiano do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UERN). “O colegiado tem percebido que é preciso romper as fronteiras e a troca de experiências científicas com pesquisadores estrangeiros enrique e fortalece o programa, beneficiando alunos, técnicos e docentes”, diz.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support