...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Egressa da Uern dirige documentário sobre a vida da caicoense Júlia Medeiros

A egressa do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ana Karla Farias, está dirigindo um documentário sobre a educadora, política e jornalista caicoense Júlia Medeiros. A película teve seu primeiro teaser divulgado nas redes sociais e deverá ser lançado em breve.

O documentário chama-se “A flor teimosa da algaroba” e vai contar a história de Júlia Medeiros, uma mulher à frente do seu tempo. Júlia Medeiros teve uma trajetória de pioneirismo, sendo uma das primeiras eleitoras do país, foi sufragista, nas décadas de 30 e 40, lutou pelos direitos políticos das mulheres, lutou pelo direito das mulheres à educação, integrou o Jornal das Moças, numa época em que a imprensa era majoritariamente masculina, foi vereadora por dois mandatos consecutivos e educadora, implantado o modelo pedagógico do teórico Pestalozzi, que defendia levar o afeto para as salas de aula.

A equipe do documentário é composta por duas diretoras, Ana Karla Farias e Fátima Cabral, os produtores executivos, Dênia Cruz e Tobias Nevesilva, o diretor de fotografia Davi Revoredo e a editora Jaya Lupe. “Fomos contemplados pelo edital da Lei Aldir Blanc na modalidade pesquisa e desenvolvimento de roteiro para realizar um longa e conseguimos uma coprodução com o cineasta argentino Ciro Novelli”, revela Farias.

O projeto prevê a produção de um curta e de um longa-metragem sobre a vida da caiocoense. Ela ressalta que o recurso advindo do financiamento do edital será aplicado somente para a pré-produção (pesquisa e desenvolvimento do roteiro).

“Precisaremos de financiamento e patrocínio para as etapas seguintes de produção e pós-produção, sobretudo no que tange a deslocamentos e hospedagens. Já fica o convite para quem tiver interesse em patrocinar o projeto que tem uma história potente, e iremos incluir nas leis de incentivo”, revela.

A produção tem o intuito de contar a história de uma mulher forte e de suma importância para a cultura do Seridó. “A ideia é resgatarmos a vida e legado de Júlia Medeiros que como a maioria das mulheres que romperam regras do patriarcado, ficou invisibilizada e nas entrelinhas da história canônica”, finaliza Ana Karla Farias.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support