EdUCA realiza mais uma rodada de avaliação física dos alunos de Musculação, Práticas Corporais e Ginástica Funcional

A Escola de Extensão da UERN realiza avaliações físicas semestrais nos alunos das modalidades de ensino das atividades físicas, para oferecer uma análise detalhada da saúde e evolução de cada um.

“Essa avaliação reúne elementos essenciais através das condições físicas do indivíduo a fim de estabelecer metas alcançáveis”, esclarece o professor Diego Rafael, que participa das avaliações realizadas nesta segunda-feira (19) e terça (20).

Musculação, Práticas Corporais e Ginástica Funcional são as modalidades acompanhadas por profissionais de educação física qualificados e empenhados na promoção da saúde e da qualidade de vida de seus alunos.

A avaliação física é ofertada para todos os alunos envolvidos nas atividades físicas da EdUCA, através de anamnese, avaliação postural, composição corporal e avaliação funcional do movimento (adaptação do FMS).

Na anamnese é perguntado quais são os objetivos com a atividades física, se o aluno segue um plano alimentar, se pratica alguma atividade física, quanto tempo e quais são essas atividades. O aluno preenche um questionário de prontidão para atividade física (PAR-Q), no qual tem como objetivo verificar se a pessoa tem algum problema cardiovascular. Outra etapa da anamnese é observar os fatores de risco para doença coronariana do indivíduo, como tabagismo, alcoolismo, hipertensão, diabetes, sedentarismo, menopausa e histórico familiar. Além, da aferição da pressão arterial e frequência de repouso.

A avaliação postural é realizada através do instrumento simetrógrafo, com a finalidade de observar os desvios da postura do indivíduo através do registro fotográfico de vista frontal, posterior e lateral do aluno. Observa-se desalinhamentos de ombros, joelho, quadril e pés, desvio de coluna, tais como lordose, cifose e escoliose.

A composição corporal é realizada através da fita métrica, para aferição das medidas da circunferência do corpo: cintura, quadril, abdômen, coxa, braço, antebraço, pescoço, panturrilha e tórax. Outro instrumento utilizado é a balança de bioimpedância. Nessa avaliação, uma corrente elétrica de baixa intensidade percorre por todo corpo do indivíduo e analisa os níveis de gordura corporal e visceral, massa muscular, de metabolismo basal, idade metabólica e o índice de massa corporal.

Por fim, a Avaliação Funcional do Movimento (FMS), onde é realizada uma adaptação do teste, para três movimentos analisados. O intuito deste teste é observar os movimentos de equilíbrio, de mobilidade e de estabilidade de algumas articulações como ombro, quadril, joelho e tornozelo. Essa análise é importante para observar se o indivíduo apresenta limitações do movimento, podendo ser uma forma de prevenção de lesão.

“A avaliação física visa trabalhar a compreensão do autocuidado, a percepção consciente dos limites corporais, o respeito mútuo, compreensão das individualidades biológicas, clínicas e psicossociais de cada aluno”, conclui o professor George Wagner.