...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

EdUCA realiza mais uma rodada de avaliação física dos alunos de Musculação, Práticas Corporais e Ginástica Funcional

A Escola de Extensão da UERN realiza avaliações físicas semestrais nos alunos das modalidades de ensino das atividades físicas, para oferecer uma análise detalhada da saúde e evolução de cada um.

“Essa avaliação reúne elementos essenciais através das condições físicas do indivíduo a fim de estabelecer metas alcançáveis”, esclarece o professor Diego Rafael, que participa das avaliações realizadas nesta segunda-feira (19) e terça (20).

Musculação, Práticas Corporais e Ginástica Funcional são as modalidades acompanhadas por profissionais de educação física qualificados e empenhados na promoção da saúde e da qualidade de vida de seus alunos.

A avaliação física é ofertada para todos os alunos envolvidos nas atividades físicas da EdUCA, através de anamnese, avaliação postural, composição corporal e avaliação funcional do movimento (adaptação do FMS).

Na anamnese é perguntado quais são os objetivos com a atividades física, se o aluno segue um plano alimentar, se pratica alguma atividade física, quanto tempo e quais são essas atividades. O aluno preenche um questionário de prontidão para atividade física (PAR-Q), no qual tem como objetivo verificar se a pessoa tem algum problema cardiovascular. Outra etapa da anamnese é observar os fatores de risco para doença coronariana do indivíduo, como tabagismo, alcoolismo, hipertensão, diabetes, sedentarismo, menopausa e histórico familiar. Além, da aferição da pressão arterial e frequência de repouso.

A avaliação postural é realizada através do instrumento simetrógrafo, com a finalidade de observar os desvios da postura do indivíduo através do registro fotográfico de vista frontal, posterior e lateral do aluno. Observa-se desalinhamentos de ombros, joelho, quadril e pés, desvio de coluna, tais como lordose, cifose e escoliose.

A composição corporal é realizada através da fita métrica, para aferição das medidas da circunferência do corpo: cintura, quadril, abdômen, coxa, braço, antebraço, pescoço, panturrilha e tórax. Outro instrumento utilizado é a balança de bioimpedância. Nessa avaliação, uma corrente elétrica de baixa intensidade percorre por todo corpo do indivíduo e analisa os níveis de gordura corporal e visceral, massa muscular, de metabolismo basal, idade metabólica e o índice de massa corporal.

Por fim, a Avaliação Funcional do Movimento (FMS), onde é realizada uma adaptação do teste, para três movimentos analisados. O intuito deste teste é observar os movimentos de equilíbrio, de mobilidade e de estabilidade de algumas articulações como ombro, quadril, joelho e tornozelo. Essa análise é importante para observar se o indivíduo apresenta limitações do movimento, podendo ser uma forma de prevenção de lesão.

“A avaliação física visa trabalhar a compreensão do autocuidado, a percepção consciente dos limites corporais, o respeito mútuo, compreensão das individualidades biológicas, clínicas e psicossociais de cada aluno”, conclui o professor George Wagner.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support