EdUCA personaliza oferta de atividades físicas para alunos

Sensível às alterações provocadas pela pandemia, que geraram impactos na saúde física e mental das pessoas, interferindo nas rotinas, no bem-estar e na qualidade de vida, a equipe da Escola de Extensão da UERN, através do projeto Observatório da Saúde adotou a oferta de prescrição de atividades dirigidas e personalizadas.

A personalização foi baseada nos dados coletados por uma pesquisa realizada para identificar o estado de saúde e a prática de exercícios e atividades oferecidos através da plataforma online e conhecer mais sobre hábitos e reações à quarentena por cada aluno.

A pesquisa “Saúde e atividades físicas em tempos de pandemia” revelou a realidade do público assistido pela EdUCA e noteou a oferta de atividades de forma personalizada. A Profa. Dra. Irene van den Berg, chefe administrativa da EdUCA, destaca que a pesquisa possibilitou “formular estratégias para contribuir e intervir de forma mais sistemática e efetiva, conforme as possibilidades dos profissionais e da instituição em consonância com as medidas de segurança sanitária recomendadas e inerentes ao contexto que vivemos”.

A Profa. Dra. Themis Cristina, coordenadora do projeto Observatório da saúde, acrescenta que “a pesquisa colaborou para alavancar as estratégias das aulas a partir dos interesses e necessidades dos alunos, considerando condições de saúde, o comportamentos relacionados às atividades físicas, entre outros aspectos de cada um”.

Marcos Silva Soares, 56 anos, aposentado e Edna Maria Gomes Silva, 54 anos, autônoma, são alunos na EdUCA desde 2016. Eles sempre fizeram atividades juntos. Para Marcos, o exercício físico é muito importante e contribui demais para uma boa saúde. “Encaramos numa boa a quarentena, não temos problema em manter o distanciamento. Não é sempre que conseguimos acompanhar o exercício online, porque acontece de ter algo para fazer em casa. Mas, aproveitamos as dicas dos professores da EdUCA e caminhamos juntos diariamente para manter o condicionamento físico e a saúde em dia”, conta ele.

“Eu faço os exercícios em casa, acompanho as aulas com regularidade, mas sinto muita falta dos exercícios presenciais. As aulas da EdUCA me ajudam no dia a dia, me proporcionam bem estar e qualidade de vida. Com o Plantão EdUCA e o Bate Papo Conectado há muita interatividade, com dicas de saúde, orientação, informação e principalmente motivação”, conta Eliane Brito da Silva, 58 anos, técnica de enfermagem aposentada e aluna do maior projeto de extensão da UERN Natal “desde sempre”, como diz ela.

Foi a motivação dos professores que despertou Eliane para a prática cotidiana da atividade física, mesmo no isolamento. “Essa semana, caminhei na praia e subir as dunas de Genipabu, com meu filho, e fiz uma série de exercícios lá, apreciando aquele cenário lindo da nossa natureza”, comemora.

“Esse é o objetivo do projeto: Despertar o gosto pela prática da atividade físcia ao ponto de influenciar para o estilo de vida ativo, sempre!”, finaliza a professora Themis Cristina.