EdUCA  oferece avaliação física para os inscritos na Academia da Saúde

Nesta sexta-feira(22), a Academia da Saúde da Escola da Uern (EdUCA), que funciona no Campus de Natal, atendendo à comunidade, oferecerá avaliação física para quem vai iniciar a prática da musculação. Essa avaliação é feita regularmente todo início e final de semestre.

No início, a avaliação é diagnóstica, para que a equipe de instrutores conheça a composição corporal, condições especiais de saúde e condicionamento físico de cada aluno. No final do semestre, a avaliação mensura os resultados, para verificar se as metas foram atingidas e para que sejam feitos os ajustes necessários na prescrição de treinamentos.

Gabriela Griebler, profissional de Educação Física e professora da EdUCA, destaca a importância de sempre fazer esse procedimento avaliativo: “É importante fazer essa avaliação, para mensurar os resultados e prescrever o exercício de forma mais personalizada, considerando as patologias e as condições de saúde dos indivíduos”.

Luísa Matias, 54 anos, dona de casa, pratica atividade física na Academia da Saúde da EdUCA há três anos. Ela é hipertensa há nove anos e depois da atividade física só teve ganhos. “Todo ano eu faço check-up, e o médico diz para eu continuar na academia. Antes eu pesava 85 kg, mas hoje eu peso 78 kg, e o principal é que aqui eu me sinto bem”.

O professor Dácio Michel acrescenta que a atividade física dirigida traz inúmeros benefícios como controle do nível glicêmico, redução do colesterol e triglicerídeos, diminuindo riscos de doenças metabólicas como obesidade, diabetes, descontrole lipídico, infarto, derrame e trombose.