...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

EdUCA inspira e cursinho Gabarito ajuda jovem a conquistar vaga no IFRN

A estudante Ester Paiva da Silva (15 anos), aluna da Escola da UERN (EdUCA) e do cursinho Gabarito, projeto de extensão desenvolvido no Campus de Natal (CaN), que ajuda alunos de escolas públicas da zona Norte a se prepararem para o Exame de Seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), recebeu nesta sexta-feira (22) a notícia de sua aprovação no curso de Lazer do IFRN, campus da Cidade Alta.

Ester, mãe e irmãs foram personagens da matéria Famílias na EdUCA, que contou como a Escola da UERN vem transformando a vida de crianças, jovens, adultos e até idosos. “Ester fez ballet aos oito anos e hoje faz aulas de teatro. Este ano, ela se matriculou no cursinho Gabarito e estávamos muito confiantes. Esse projeto é maravilhoso, porque não tinha nenhum cursinho popular para o IFRN”, conta a mãe, Silvana Paiva da Silva (35 anos), que tem outras duas filhas pequenas também matriculadas na EdUCA, assim como ela mesma que pratica atividades físicas e culturais na Escola.

A dona de casa faz questão de testemunhar a diferença que a EdUCA, assim como o projeto de Extensão Cursinho Gabarito, fez na vida dela e de suas filhas. Para as professoras doutoras Rouseane Paula e Márcia Pinto, coordenadoras do cursinho Gabarito, a aprovação de Ester evidencia a importância do trabalho de extensão que a UERN realiza no Campus de Natal, localizado na zona Norte, área mais populosa da cidade, mas também uma das mais carentes de iniciativas públicas educacionais e culturais.

“Foi nas aulas de teatro que Ester resolveu buscar uma vaga no curso de Lazer do IFRN, e a mãe dela me contou o quanto a família estava confiante e grata pela adolescente poder contar com o reforço garantido pelo cursinho Gabarito”, lembra Márcia. “Diante da precarização da educação básica nas redes estaduais e municipais, a rede federal se destaca com um ensino de qualidade. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/2017), sete em cada dez alunos têm nível insuficiente em português e matemática”, registra a professora Rouseane, para destacar a importância de iniciativas como o cursinho Gabarito.

Este ano, o Gabarito teve 40 alunos matriculados. O projeto, já cadastrado no SigProj, envolve professores e graduandos do Campus de Natal que lecionam língua portuguesa, redação e matemática direcionadas ao conteúdo exigido no Exame de Seleção do IFRN, em aulas ministradas sempre aos sábados, das 8h às 13h.

Em 2018, o cursinho Gabarito preparou 45 estudantes para o Exame. Entre eles, estava Johnatan Isídio da Silva, então aluno da Escola Municipal Professor José do Patrocínio, que conseguiu a tão sonhada aprovação no curso de Eletrônica do IFRN, Campus Zona Norte. O jovem morador da Redinha conta que ficou sabendo do cursinho na escola e se interessou para poder ter um guia de estudo. “O curso me ajudou nas partes de organização para o tempo de prova, orientação para o estudo do conteúdo, motivação e planejamento para a redação”, contou ao saber de sua aprovação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support