...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Comida de Santo: EdUCA e Ciências da Religião da Uern Natal realizarão minicurso on-line

O Departamento de Ciências da Religião da Uern Natal e a EdUCA vão realizar  o minicurso de extensão “Comida de Santo: saberes da tradição para a prática pedagógica”. A iniciativa foi contemplada como projeto cultural com financiamento da Lei Aldir Blanc.

Serão oito aulas de 60 minutos cada, transmitidas ao vivo pelo canal do Departamento de Ciências da Religião no YouTube e ministradas pela yalorixá Ya Luciene de Oyá, especialista em Ciências da Religião, com a participação especial das professoras da Uern Irene van den Berg e Araceli Sobreira.

O público-alvo do curso são os professores da educação básica, considerando que a formação apresenta conteúdos relacionados às leis federais 10.639/03 e 11.645/08, que instituem a obrigatoriedade da abordagem da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos das redes de ensino.

“Conforme as previsões curriculares, os professores de diferentes disciplinas devem estar preparados para apresentar no conjunto dos conteúdos programáticos de seus componentes a discussão de temas que evidenciem o papel formativo dos negros e da cultura negra brasileira na formação da sociedade nacional. Com base nisso, o curso será oferecido como uma proposta formativa que une os saberes da tradição religiosa e a gastronômica do candomblé, com os saberes acadêmicos, pedagógicos e estéticos relacionados à literatura, à poesia, à antropologia e à história”, explica a profa. Irene van den Berg.

Por outro lado, o curso resulta de diferentes saberes e processos acumulados em um longo percurso acadêmico que reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão. “O minicurso une saberes e diálogos construídos na UERN, por meio de experiências formativas da graduação e do PIBID, da pós-graduação, com a pesquisa sobre os alimentos no candomblé, da minha experiência religiosa na tradição e, nesse momento, com a execução de uma ação de extensão para a formação de professores da rede. São processos que se ligam e se complementam”, conta Ya Luciene.

Durante o planejamento da execução do projeto, as realizadoras perceberam a possibilidade de contribuir ainda mais com os professores. Por isso, ao término do curso, as receitas, as poesias e as proposições didático-pedagógicas para desenvolvimento de temas apresentados no minicurso deverão ser organizadas no formato de um e-book, para ser disponibilizado gratuitamente para acesso dos interessados. Para dar originalidade à produção, as realizadoras estão bastante envolvidas com a pesquisa dos orixás, suas narrativas e suas características. Elas buscam poemas e ilustrações produzidos especialmente para a montagem do livro. As receitas serão apresentadas, evidenciando formas de fazer sintonizadas com a tradição religiosa. E irão indicar situações didáticas em que todo esse material pode ser objeto de projetos e aulas nas escolas.

O minicurso será ministrado em quatro sábados. Confira a programação:

 

Sábado 1 (10/04)

14h30h – Aula 1. Camarão na moranga para Obá

15h40 – Aula 2. Ipeté para Oxum

 

Sábado 2 (17/04)

14h30 – Aula 3. Amalá para Xangô

15h40 – Aula 4. Feijoada de Ogum

 

Sábado 3 (24/04)

14h30 – Aula 5. Axoxó ti Omolokum para Logun-Edé

15h40 – Aula 6. Axoxó para Oxossi

 

Sábado 4 (01/05)

14h30 – Aula 7. Efó para Ossain

15h40 – Aula 8. Manjar para Iemanjá.

 

Para receber a certificação, os participantes devem frequentar de forma síncrona 75% ou mais da formação virtual pelo YouTube. Aqueles que tiverem participação eventual poderão solicitar declaração de presença para as atividades frequentadas.

Mais informações AQUI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support