EdUCA e Associação de Idosos Julieta Barros gravam videoaualas de iniciação à produção de artesanato

Com o apoio da EdUCA, as artesãs da Associação de Idosos Julieta Barros (AIJB) gravaram vídeos de oficinas de artesanato para a internet, atividade que faz parte do cronograma previsto para o desenvolvimento do projeto Oficinarte: Iniciação a técnicas artesanais, aprovado no edital de emergência cultural da Lei Aldir Blanc, executado pela Secretaria Municipal de Cultura de Natal / Fundação Capitania das Artes.

Após edição, os vídeos serão disponibilizados em um canal no Youtube que será criado para dar visibilidade às ações desenvolvidas pela AIJB.

São seis artesãos, cada um apresentado uma técnica em duas oficinas, num total de 12 vídeos,  mostrando processos de iniciação a técnicas específicas: Crochê (artesã Eliete), Bordado livre (artesã Marlene Santana), Renda de Bilro (artesã Antônia da Silva), Reutilizaçao (artesã Aparecida Carlos), Composição em madeira, linha e sementes (artesão Cláudio Henrique) e Macramê (artesão Johanes Cipriano).

“Esse projeto vai oportunizar aos artesãos desenvolver uma ação nova que é divulgar suas aulas na internet, ao mesmo tempo que será a oportunidade de uma renda num período de dificuldades para todos os que quiserem aprender as técnicas para produzir artesanato”, comenta o artesão Johhanes Cipriano.

A Associação está localizada no Conjunto Potengi, em área vizinha à UERN Natal e recebeu assessoria da EdUCA, para submissão de três projetos em edital destinado ao setor cultural diante do estado de calamidade pública decretado pela União, em função da pandemia da Covid-19. Essas ações emergenciais previstas na Lei Aldir Blanc atendem a trabalhadores da cultura, espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias, que tiveram atividades interrompidas por força das medidas de distanciamento social para o controle da pandemia da Covid-19.

“A EdUCA desenvolve junto à comunidade a função social de uma universidade  socialmente referenciada e comprometida com a valorização da atividade extensionista, promovendo e apoiando ações que fortalecem o diálogo entre a Universidade e a sociedade”, justifica a coordenadora administrativa da Escola, Prof. Dra. Irene van den Berg.