EdUCA avalia primeiro semestre com atividades não presenciais

A Escola de Extensão da UERN Natal (EdUCA) buscou responder rapidamente às necessidades de um redesenho, desde 15 de março, quando a Reitoria publicou a portaria de suspensão das atividades presenciais em toda a Universidade. No dia 17, a EdUCA já estava produzindo vídeos de orientações para treinos e atividades físicas para compartilhamento nas redes sociais. Depois disso, foram reinvenções diárias no atendimento ao público, na gestão, na forma de reunir a equipe e de realizar as aulas, para continuar oferecendo serviços e conhecimentos, interagindo com o público que atende.

Nessa quinta(02), a equipe da Escola se reuniu, via Google Meet, para avaliar as atividades de extensão desenvolvidas até agora pela EdUCA, durante a suspensão das atividades presenciais, que segue por tempo indeterminado no âmbito da Universidade.

“Em três meses, executamos mais de 150 atividades, entre aulas online, criação de tutoriais e apoio remoto à inclusão digital, realização de eventos vituais, produção e circulação de materiais artísticos digitais. Com isso, a EdUCA demonstra sua capacidade de reinventar-se, alinhada com o papel da UERN de ser uma instituição comprometida com a responsabilidade e transformação social”, conclui da avaliação feita pela coordenadora da Escola, Profa. Irene van den Berg.

O EdUCA em casa, como a profa. Irene chamou, garantiu a continuidade das atividades físicas para pessoas cuja a saúde depende dessa atenção e foram planejadas considerando o perfil dos usuários. Essas atividades nos formatos virtuais concebidos também funcionaram como suporte social, colaborando para o apoio emocional, a manutenção dos vínculos e a socialização de conhecimentos e saberes.

As atividades dos grupos artísticos buscaram produzir e distribuir conteúdo em plataformas digitais na área de dança e teatro, desenvolvendo novas estratégias de produção cultural e alcance de novos públicos, inclusive em caráter educativo no combate à pandemia.

O EdUCA em casa é consolidado em quatro projetos: EdUCA Comunica, coordenado pela Profa. Dra. Márcia de Oliveira Pinto; CINESE – Grupo de dança contemporânea, sob a coordenação da Profa. Ms. Tatiana Moritz; Grupo de Teatro Baobá, coordenado pela Profa. Dra. Irene de Araújo van den Berg Silva, e Observatório da saúde, da Profa. Dra. Themis Cristina Mesquita Soares.

Juntos, esses projetos mobilizaram até agora oitodocentes, quatro discentes, seis técnicos, 25 pessoas da comunidade externa nos grupos artísticos e 349 alunos participantes no Bate-papo Conectado.

Conheça os projetos:

EdUCA Comunica:Tem como objetivo desenvolver e executar um planejamento de comunicação para a Escola de Extensão da UERN (EdUCA), no âmbito do Campus de Natal, com ênfase nas redes sociais e na assessoria de imprensa, o que possibilita à comunidade o acesso pleno à informação sobre cursos, atividades e ações oferecidos e desenvolvidos pela EdUCA.

Cinese:Criado em maio de 2018, com proposta de dança, em dança contemporânea, visando o conhecimento do corpo e suas possibilidades técnicas, estéticas e cênicas. A pluralidade heterogenia de seu elenco, possibilita o nascimento de uma singularidade que só é possível no coletivo, no contato, no afeto e na reconexão consigo, através do movimento dançado. O trabalho desenvolvido pelo Cinese vem auxiliando os participantes a buscar melhorias profissionais e pessoais, enquanto trabalha questões artísticas que aguçam a percepção para questões individuais e socioculturais. O Grupo tem em seu elenco, mulheres de diferentes idades, estaturas, experiências.

Baobá:Objetiva atuar como espaço de formação artística e de público, desenvolvendo espetáculos e processos criativos em diversas estéticas teatrais com montagens a partir de processos de pesquisa artística e cultural. Atualmente, o Grupo tem a colaboração artística do diretor Denilson David Oliveira da Silva, e conta ainda com integrantes oriundos dos cursos de formação teatral inicial oferecidos pela UERN e de outros espaços formativos.

Observatório da saúde:  Parte dos preceitos da Política Nacional de Promoção da saúde. Propõe atividades físicas, para grupos especiais, contribuindo para a melhoria da aptidão física e estilo de vida dos alunos (as), através da musculação, práticas corporais, ginástica funcional, Taekwondo. O programa de extensão universitária tem olhar especial para a saúde do trabalhador, doentes crônicos hipertensos, diabéticos e pessoas vivendo com HIV e Aids).