EdUCA apresenta Auto de Natal nesta quinta-feira, no Campus de Natal

Nesta quinta-feira (19), às 19h, a Escola de Extensão da UERN (EdUCA), no Campus de Natal (CaN), vai apresentar seu Auto de Natal, um espetáculo que envolve cerca de 250 pessoas, sendo 220 em cena, e público esperado de mil pessoas, entre autoridades, familiares de alunos e comunidade em geral.

O Auto é organizado por professores e técnicos, bolsistas e colaboradores da comunidade, e encenado por alunos de todas as turmas da EdUCA, nas áreas de Teatro, Dança e Musicalização, juntamente com os grupos de Teatro e Dança da Escola: Baobá e Cinese, respectivamente.

Em sua segunda edição, o espetáculo já se consagrou como o evento de fechamento do ano de atividades da EdUCA. “Nesse sentido, o Auto de Natal apresenta para a cidade um pouco do que é produzido pela Escola, e o potencial artístico dos alunos e professores”, conta Denilson David, instrutor de teatro da EDUCA, coordenador do Grupo de Teatro Baobá e diretor artístico do Auto, que conta mais sobre o espetáculo na entrevista abaixo.

Como foi escolhido o tema do Auto de Natal 2019?
Denilson David – O espetáculo tem como título “Um Auto de Natal no Reino de Pindorama”. Iremos apresentar ao público uma terra governada por uma rainha má, que proíbe as comemorações do Natal, o que irá gerar uma série de conflitos dentro da história. Tal proibição levará os protagonistas da história por uma jornada em busca do espírito natalino através da cultura popular nordestina, enaltecendo valores como afetividade, perdão e família. O tema foi escolhido a partir dos anseios dos idealizadores e das experiências vivenciadas em sala de aula.

Como surgiu a ideia de realizar um Auto de Natal da EdUCA?
Denilson David – Como mossoroense e profissional de teatro, sempre tive um grande fascínio pelos espetáculos ao ar livre em Mossoró. Durante muito tempo, alimentei o sonho de construir um espetáculo com grande elenco em cena. Ao chegar à EdUCA, vi a oportunidade e apresentei a ideia à direção da Escola, que a abraçou junto com toda equipe. E assim nasceu o nosso primeiro Auto de Natal, em 2018.

Quais as novidades e expectativas para o Auto de Natal 2019?
Denilson David – A concepção, produção e realização do Auto de 2018 trouxeram para todos os envolvidos uma série de aprendizados. Não tínhamos ideia da proporção que o evento tomaria. Fomos fazendo acontecer e quando nos demos conta tínhamos em cena quase 200 pessoas e mais de mil espectadores. Além disso, quase todos os envolvidos em 2018 estavam participando pela primeira vez de um Auto de Natal. Mas, tudo deu certo e tivemos um resultado produtivo em cena. Contudo, com a experiência adquirida, muitas coisas foram aperfeiçoadas para este ano, como a proposta dramatúrgica, a preparação de elenco, a elaboração da cenografia, os ensaios entre outras questões fundamentais para o evento.