EdUCA abre secretaria virtual para atendimento on line em tempo real

A Escola de Extensão da UERN iniciou hoje mais um expediente remoto para atendimento ao público. De segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e 14h às 17h, por meio do aplicativo Google Meet, a EdUCA está disponibilizando uma sala virtual, na qual os alunos e o público em geral manterão contato de forma personalizada com um servidor e/ou bolsista. Este serviço ficará disponível enquanto durar a suspensão das atividades presenciais.

A sala virtual de atendimento da EdUCA tem um link de endereço permanente (https://meet.google.com/xaf-awgk-zos), e o atendimento é individualizado, assegurando assim a privacidade de cada um no momento da interação virtual. O usuário pode acessar pelo celular, computador ou tablet, e esclarecer dúvidas, receber informações, conferir questões individuais relativas a aspectos do vínculo acadêmico e do pagamento de taxas.

“A ideia foi criar um ambiente virtual simulando o funcionamento  da secretaria,  no qual o aluno possa ser atendido em tempo real, garantindo a segurança necessária para o contexto de pandemia que vivemos. Além do mais, avaliamos que a utilização dessa ferramenta não será  um empecilho para parte dos usuários que já está familiarizada com ela, considerando que, de abril a julho de 2020, desenvolvemos atividades remotas com os alunos por meio do aplicativo Google Meet”, contou a Profa. Dra. Irene van den Berg, chefe administrativa da EdUCA.

Os canais de atendimento virtual já existentes, por e-mail e WhatsApp, permaneceram ativos durante a suspensão das atividades presenciais. Entretanto, não estavam sendo suficientes para atender as demandas do público assistido pela EdUCA.

“Uma marca do nosso atendimento presencial sempre foi o de uma escuta ativa do usuário, e essa característica tem uma importância central no cuidado para com o público que é nossa razão de ser”, ressalta Bruno Lira, técnico administrativo da UERN.

“Todas as ferramentas que usávamos eram parcialmente assíncronas ou formais demais, dependendo sempre de troca de mensagens escritas. Nosso público, por vezes não tem e-mail, não sabe se comunicar por meio dessa ferramenta ou  tem dificuldades de lidar com a língua escrita. O Whatsapp, embora mais acessível aos usuários, concentrava em um único servidor a responsabilidade de responder e dar encaminhamentos a todas as demandas recebidas”, explica a professora Irene.

Se para os usuários a expectativa desse tipo de atendimento é positiva, para os servidores e bolsistas essa experiência também se revela interessante, pois permite organizar horários e rotinas de trabalho semelhantes ao que tinham antes do isolamento social, o que ajuda a organizar a vida profissional e pessoal em tempos de trabalho remoto.

É Importante destacar a relevância do papel da UERN com a realização de atividades remotas para os alunos de extensão da EdUCA, pois ao mesmo tempo que estes tiveram suas atividades continuadas, também puderam se inserir de forma saudável e acolhedora em um processo de inclusão digital, onde mulheres de classes populares, donas-de-casa e idosas tiveram a oportunidade de usar uma ferramenta digital que não fazia parte da realidade cotidiana delas.