...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Edições Uern lança e-book com artigos sobre Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Semiárido

O e-book Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Semiárido já está  no catálogo da Edições Uern para acesso gratuito. No entanto, o lançamento da obra será nesta quinta-feira(28/04), Dia Nacional da Caatinga, data criada para promover a valorização e a proteção dessa vegetação exclusivamente brasileira, que se estende pelo Nordeste avançando até o norte de Minas Gerais.

O e-book consiste em uma obra com 11 capítulos, cada um assinado por professores e pesquisadores da Uern, Ufersa, UFRN, UFCG, UFPB e UFPE, discorrendo sobre temas diversos de interesse e importância para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Desenvolvimento sustentável como necessidade vital para o Semiárido nordestino; impactos e conflitos socioambientais, que surgem em decorrência da instalação de parques eólicos e as contribuições que as políticas de consensualidade podem oferecer; transposição do Rio São Francisco; desertificação; política nacional de resíduos sólidos; incentivos fiscais para o desenvolvimento regional; crise ambiental; gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, e até direito à igualdade de gênero são assuntos tratados no conjunto de artigos.

“Pelas abordagens de caráter transdisciplinar a assuntos históricos e atuais, essa obra interessa não apenas à comunidade científica, notadamente aos profissionais do Direito e das ciências ambientais, mas também à sociedade em geral, colocando a Uern no centro do debate sobre o desenvolvimento regional sustentável do Semiárido nordestino, através de efetivo intercâmbio de pesquisas e pesquisadores de diversas universidades públicas nordestinas”, avalia o Prof. Dr. Carlos Sérgio Gurgel, do curso de Direito da Uern Natal, organizador da obra, junto com os Profs. Drs. José Irivaldo Alves Oliveira Silva (UFCG) e Talden Farias (UFPB e UFPE).

Os organizadores e autores se encontram em evento organizado pela professora de Direito Ambiental da PUC-SP, Consuelo Yoshida, sobre os biomas brasileiro. “Na oportunidade, falamos sobre o Direito do Semiárido, dando nossa contribuição a essa discussão. A partir disso, professores de diversas universidades públicas do Nordeste se envolveram neste projeto e transformaram as discussões nessa obra”, explicou o professor Carlos Sérgio.

O lançamento do e-book será on-line, transmitido pelo canal da UERN Natal no YouTube, a partir das 19h deste dia 28, com a participação dos organizadores e de ao menos um autor de cada capítulo da obra.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support