Edição 2022 do projeto Uern Ação é lançada em novo polo de atividades

Com a presença marcante da comunidade, voluntários, parceiros e servidores, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lançou na manhã de hoje, 26, a edição 2022 do projeto Uern Ação: Arte e Educação. O evento marcou a assinatura do termo de cooperação com a Fundação Casa do Caminho, novo polo para o desenvolvimento de atividades.

De 2018 pra cá, o projeto conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) já beneficiou mais de 600 crianças e adolescentes na região onde atua o Projeto Esperança Padre Guido Tonelotto, da Paróquia de São José.

O novo local de atividades do Uern Ação está localizado na Rua Marechal Deodoro, 2000, bairro Barrocas, Mossoró-RN, e vai ofertar cursos de teatro, ballet, danças urbanas, violão, flauta doce, coral infantil, letramento digital, natação para crianças, oficina de leitura e escrita para adultos e artesanato. As aulas de natação acontecerão no Campus Central da Uern, sendo a Universidade responsável por fazer o transporte dos alunos.

“Estamos muito felizes por estar expandindo o Uern Ação com esse segundo polo. É sempre uma felicidade poder levar nossas ações de ensino, pesquisa e extensão para a sociedade, porque temos muito potencial pra levar educação, informação, entretenimento, lazer e cultura para todas as pessoas”, destacou a reitora Cicília Maia.

O titular da Proex, professor Esdras Marchezan, colocou a Uern à disposição da comunidade.

“A Uern é de vocês, é uma universidade pública e que busca que seus filhos e filhas estejam dentro dela, porque isso não é nada de elite, é um direito de todo e qualquer cidadão brasileiro. Por meio do Uern Ação e de outras iniciativas, a Uern reafirma isso, que a educação é um direito de todos e todas”, ressaltou.

O presidente da Fundação Casa do Caminho, Marcos Feitosa, agradeceu pela parceria firmada e parabenizou mães, pais e responsáveis das crianças e jovens que serão beneficiados com ações a partir de agora.

“São pessoas que provam ter muito caráter, muita resiliência, muita força de viver apesar das dificuldades que enfrentam, que todos nós enfrentamos. Eles são os grandes merecedores de todos os aplausos”, disse se dirigindo à plateia.

Para Hallyson Dantas, instrutor musical e coordenador do Uern Ação, a expectativa é de que o resultado de sucesso com o Projeto Esperança se repita nessa nova parceria.

“Uma ação que nós acreditamos ser muito importante não só pra a Universidade, mas para a comunidade de forma geral”, acrescentou.

O padre Robério Holanda, coordenador do Projeto Esperança, parabenizou a iniciativa de expandir a atuação e contemplar mais pessoas.

“É um trabalho tão belo, tão bonito no quesito educação para a nossa cidade, principalmente para as pessoas mais simples, pessoas que não tem tanta oportunidade como outras têm”, comentou.

No polo Projeto Esperança, serão ofertados os cursos de teatro, teatro de bonecos, ballet, danças urbanas, violão, flauta doce, letramento digital, xadrez, Kung Fu Wu-Shu (Wing Chun) e oficina de leitura e escrita para adultos. O endereço é Rua Venceslau Braz, 415, Paredões, Mossoró-RN.

A seleção dos alunos para ambas as sedes já ocorreu através de edital, de forma que, para este semestre, não há mais vagas. As aulas iniciam na próxima semana.

Campanha

No evento de agora há pouco, a Universidade também lançou a campanha Uern Pela Vida no Combate à Fome, que visa arrecadar, inicialmente, mil cestas básicas para doar a pessoas carentes e instituições filantrópicas.

Os primeiros locais para entrega de doações são o Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) no Campus Central, a sede do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN), a sede da Associação dos Docentes (ADUERN) e o Partage Shopping Mossoró.