DR. WALTER ZIN ESTARÁ PRESENTE AO VI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UERN

O professor doutor Walter Zin, Médico e Prof Titular da UFRJ, Bolsista de Produtividade 1A do CNPq, estará ministrando duas palestras durante o VI Salão de Iniciação Científica (SIC-2010, hoje e amanhã, 19.

A primeira palestra terá como tema Autoria de Artigo Científico: aspectos Práticos e Éticos, às 09h:30min às 10h:30min, no Auditório da Faculdade de Educação Física – Campus Central. A segunda Como Escrever um Artigo e Projeto para Publicação e Financiamento, às 14h:00min às 15h:00min, no Auditório da Faculdade de Educação Física – Campus Central.

LATTES DO PROFESSOR DOUTOR WALTER ZIN – Walter Araujo Zin – Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e Pós-doutorado pela McGill University, Montreal, Canadá (12 meses, com término em 1989). Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993. Foi Diretor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (2001-2004). Publicou mais de 180 trabalhos indexados, que lhe renderam cerca de 2700 citações (H = 24). Proferiu aproximadamente 250 conferências no Brasil e no exterior. Orientou 46 Mestres e Doutores. Atualmente é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Professor “Ad Honorem” da Faculdade de Medicina, Universidad de la Republica, Uruguai, Membro Titular do Conselho Consultivo da FINEP, Membro Titular do Comite de Assessoramento BF do CNPq, assessor da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, assessor do Ministério da Saúde, assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, assessor do Ministério da Ciência e Tecnologia, assessor da Fundação Oswaldo Cruz, assessor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, assessor da Financiadora de Estudos e Projetos, assessor “ad hoc” – American Journal of Thoracic and Cardiovascular Research, – Journal of Occupational Medicine and Toxicology, – Respiratory Physiology and Neurobiology, – Jornal Brasileiro de Pneumologia , – Environmental Research (New York) , – Canadian Journal of Physiology and Pharmacology , – Environmental Toxicology , – Journal of Surgical Research , – Experimental Lung Research , – American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, – British Journal of Anaesthesia , – Chest , – Intensive Care Medicine , – The European Respiratory Journal , – Physiological Measurement , – Journal of Applied Physiology , – American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, – Brazilian Journal of Medical and Biological Research, colaborador da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, colaborador da Universidade de São Paulo, colaborador – Università degli Studi di Triste, colaborador da Università degli Studi di Firenze, colaborador da Università degli Studi di Catania, colaborador da Universidad de Barcelona, Representante do Brasil junto à European Respiratory Society, socio efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia, socio efetivo da Sociedade Brasileira de Biofísica, socio efetivo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, socio efetivo da European Respiratory Society, socio efetivo da American Physiological Society, socio efetivo da American Thoracic Society. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (2004-2006) e Vice-presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE, 1996-2002, 2007- ). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia da Respiração, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanica respiratoria, respiracao, poluição atmosférica, modelos de doenças.