Doutorados interinstitucionais reduzem em até quatro vezes tempo necessário para capacitação de servidores

Muito além da demonstração de zelo e atenção com o servidor, o desenvolvimento de uma política de capacitação dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) contribui para o alcance da excelência na qualidade dos serviços prestados. Ciente dos benefícios, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem empreendendo esforços para assegurar a capacitação de docentes e técnicos-administrativos.

Na política voltada para o corpo docente, a Universidade tem adquirido experiência na oferta de turmas de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e Mestrado Interinstitucional (Minter), que asseguram uma capacitação de um maior número de servidores em um menor intervalo de tempo. Dinter e Minter são turmas de mestrado e de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) com Programa de Pós-Graduação (PPG) avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nas dependências de uma instituição receptora, no caso, a UERN.

“Se fôssemos seguir o fluxo natural de capacitação docente, nós teríamos uma fila de professores para a formação e um limite para a liberação do pessoal, de acordo com as resoluções vigentes. Com a vinda de um Minter ou um Dinter, a gente pode capacitar os professores sem essas limitações. Assim, a quantidade de mestres e doutores que em um fluxo natural a gente demoraria 20 anos para formar, acaba formando dentro de quatro, cinco anos, com a vinda dos programas”, revela o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes Cavalcanti.

Atualmente, a UERN concluiu as turmas de Minter e está com seis turmas de Dinter: em Economia, Geografia, Direito, Ciências Contábeis, em Mossoró; em Desenvolvimento Urbano, em Pau dos Ferros; e Enfermagem, cujas aulas iniciarão em abril. “Vale ressaltar que as três últimas turmas de Dinters foram estruturadas em menos de um ano”, destaca o pró-reitor. As turmas vigentes de Doutorado Interinstitucional possibilitará a capacitação de aproximadamente 90 servidores.

Para a Profª. Me. Fernanda Abreu, que participa da turma do Dinter em Direito, a capacitação através do Doutorado Institucional tem sido uma experiência de diálogo, oportunidades e de excelência acadêmica e profissional. “A UERN, fomentando e promovendo a capacitação, gera um número ilimitado de possibilidades e potências de crescimento e avanço formacional de professores e também de alunos, pois forma multiplicadores. Tenho certeza que todos nós sairemos renovados e reconstruídos dessa experiência, dos mais variados pontos de vista”, destaca.

Rodolfo Lopes ressalta ainda que outra grande vantagem da oferta de Dinter e Minter é que os servidores podem se capacitar sem ter que deixar o exercício de suas funções. “A UERN assegura a disponibilidade de até 50% da carga horária do servidor para se dedicar ao Dinter”, informa o pró-reitor.

Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Cláudio Lopes enfatiza que essa política de capacitação através de Minter e Dinter é contínua. “As turmas de Dinter em funcionamento são frutos dessa política continuada, vem de um trabalho anterior de preparação. Isso significa dizer que, outras propostas de Dinter estão sendo elaboradas”, afirma.