Doutorado Interinstitucional em Geografia tem aula inaugural

Quinze professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fazem parte da turma do Doutorado Interinstitucional em Geografia, ofertado através de convênio entre a UERN e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A aula inaugural do Dinter em Geografia foi ministrada na tarde desta segunda-feira (14), pelo professor doutor Celso Donizete Locatel, da UFRN, que abordou o tema “Ciência Geográfica: objeto, método e categorias de análise”.

O Reitor Pedro Fernandes prestigiou o evento e falou sobre a importância da capacitação docente: “Temos o modelo convencional que libera o professor ou técnico administrativo para fazer a capacitação. Há cinco anos começamos a fazer esses convênios e ofertar mestrado e doutorado interinstitucionais. No Dinter de Geografia temos alunos de diferentes cursos que vão dialogar e ter essa oportunidade de se capacitarem com os professores da UFPE, trazendo assim melhores condições de formação para nossos alunos. Nossa expectativas é eu esses professores sejam capacitados e motivados, repercutindo, assim, na formação de nossos alunos”, pontuou o Reitor Pedro Fernandes.

Professora há 28 anos da UERN, Brígida Félix é uma das doutorandas. Ela fala sobre a importância de conciliar a capacitação com o trabalho docente: “É uma oportunidade inigualável. Além de, no momento, não poder fazer um curso desses fora de Mossoró, também tenho a possibilidade de continuar fazendo meu trabalho na UERN, o que vai ser importante também na graduação. Tenho boas perspectivas, esse trabalho vai render frutos na Pós-graduação em Geografia e em outras áreas”, destacou Brígida.

Na UERN, a coordenação do Dinter em Geografia na UERN é de responsabilidade da professora Silvana Praxedes, que ressalta as pesquisas na área de desenvolvimento regional que serão implementadas com o curso. “Como fruto desse trabalho, já temos uma proposta de um Mestrado que está em avaliação. Temos perspectivas muito boas para a UERN e região”, afirmou Silvana.

O professor Alcindo Sá, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPE) fala sobre a qualificação: “A gente está formando mão de obra qualificada que seguramente vai propagar conhecimento, ciência e informação mais abrangente”.

A aula inaugural foi prestigiada pelo vice-reitor Aldo Gondim, bem como por pró-reitores, assessores e diretores de unidades acadêmicas. A solenidade contou com apresentação cultural dos professores Halysson Dantas e Guido Alves, do Conservatório de Música da UERN.