Divulgada lista de escola selecionadas

A organização do IX FESTUERN (Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) divulgou a lista de escolas da Rede Pública de Ensino que participarão do Festival. Foram selecionadas 22 escolas, das cidades de Patu, Pendências, Mossoró, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Macaíba, João Câmara e Macau. Além das escolas públicas, também irão participar do Festival grupos de teatro ligados a Instituições Públicas de Nível Superior. As inscrições para estes grupos serão realizadas de 22 de julho a 02 de agosto, na Pró-Reitoria de Extensão, no Campus Central.

O FESTUERN é um projeto de extensão universitária que promove arte educação levando o teatro para a sala de aula. O projeto oportuniza as escolas públicas do Estado, a formação de professores para que se utilize do teatro como ferramenta pedagógica através de encontros e acompanhamento pedagógico por professores universitários, bem como a criação de grupos teatrais que culminam na apresentação pública em uma das etapas deste projeto que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, na cidade de Mossoró/RN.

O FESTUERN é organizado em três fases. A fase pré-festival compreende no processo de preparação para participação no projeto, com seminário de planejamento, definição da arte homenageada do FESTUERN e desta forma, o(s) seu(s) homenageado(s), regulamento de participação das escolas, lançamento oficial envolvendo a inscrição das escolas, campanha publicitária, realização de oficinas de formação artístico-culturais através de módulos, acompanhamento didático-pedagógico envolvendo visitas às escolas e a montagem do espetáculo lançado na escola através de pré-estreias.

A fase festival é a que compreende a apresentação dos espetáculos, resultado do trabalho artístico-pedagógico realizado ao longo de meses trabalho na fase pré-festival. Durante oito dias, no mês de outubro, o público prestigia essa produção das escolas participantes do projeto. Esse ano, acontecerá de 18 a 25 de outubro de 2013 no Teatro Municipal Dix-hit Rosado, com apresentações no turno vespertino e noturno.

Finalmente, na fase pós-festival é realizado o Circuito FESTUERN, em que os cinco melhores espetáculos do festival no mês de novembro fazem cinco apresentações em escola públicas de outras cidades que não foram contempladas com o projeto. Além disso, ainda constam na fase pós-festival, no mês de dezembro, o seminário de avaliação, envolvendo a coordenação do evento, docentes e discentes da UERN, tutores, estagiários, professores, diretores dos espetáculos teatrais e diretores das escolas participantes do FESTUERN e a prestação de contas aos parceiros e/ou patrocinadores.

ESCOLAS SELECIONADAS