...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Divulgada lista de escola selecionadas

A organização do IX FESTUERN (Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) divulgou a lista de escolas da Rede Pública de Ensino que participarão do Festival. Foram selecionadas 22 escolas, das cidades de Patu, Pendências, Mossoró, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Macaíba, João Câmara e Macau. Além das escolas públicas, também irão participar do Festival grupos de teatro ligados a Instituições Públicas de Nível Superior. As inscrições para estes grupos serão realizadas de 22 de julho a 02 de agosto, na Pró-Reitoria de Extensão, no Campus Central.

O FESTUERN é um projeto de extensão universitária que promove arte educação levando o teatro para a sala de aula. O projeto oportuniza as escolas públicas do Estado, a formação de professores para que se utilize do teatro como ferramenta pedagógica através de encontros e acompanhamento pedagógico por professores universitários, bem como a criação de grupos teatrais que culminam na apresentação pública em uma das etapas deste projeto que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, na cidade de Mossoró/RN.

O FESTUERN é organizado em três fases. A fase pré-festival compreende no processo de preparação para participação no projeto, com seminário de planejamento, definição da arte homenageada do FESTUERN e desta forma, o(s) seu(s) homenageado(s), regulamento de participação das escolas, lançamento oficial envolvendo a inscrição das escolas, campanha publicitária, realização de oficinas de formação artístico-culturais através de módulos, acompanhamento didático-pedagógico envolvendo visitas às escolas e a montagem do espetáculo lançado na escola através de pré-estreias.

A fase festival é a que compreende a apresentação dos espetáculos, resultado do trabalho artístico-pedagógico realizado ao longo de meses trabalho na fase pré-festival. Durante oito dias, no mês de outubro, o público prestigia essa produção das escolas participantes do projeto. Esse ano, acontecerá de 18 a 25 de outubro de 2013 no Teatro Municipal Dix-hit Rosado, com apresentações no turno vespertino e noturno.

Finalmente, na fase pós-festival é realizado o Circuito FESTUERN, em que os cinco melhores espetáculos do festival no mês de novembro fazem cinco apresentações em escola públicas de outras cidades que não foram contempladas com o projeto. Além disso, ainda constam na fase pós-festival, no mês de dezembro, o seminário de avaliação, envolvendo a coordenação do evento, docentes e discentes da UERN, tutores, estagiários, professores, diretores dos espetáculos teatrais e diretores das escolas participantes do FESTUERN e a prestação de contas aos parceiros e/ou patrocinadores.

ESCOLAS SELECIONADAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support