...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DIVULGADA A PREMIAÇÃO DO 4º SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UERN

O 4º Salão de Iniciação Científica, realizado durante o XV ENCOPE, superou as expectativas dos organizadores, que avaliam o Programa de Iniciação Científica, como uma ação, atualmente, consolidada na UERN. O programa surgiu com o intuito de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre os estudantes de graduação. Esse ano, o evento teve a participação da Profª Dra. Bernadete de Sousa, Pró-Reitora de Pesquisa da UFRN, que ministrou a conferência de abertura com a palestra “Iniciação Científica no Brasil”.

O evento também contou com a participação dos professores Dr. Alzamir Costa (UFC), Dra. Rosenana Freitas (UFRN) e da Dra. Kazuê Saito (UFPE) – Pesquisadores de Produtividade do CNPq –, eles constituíram o Comitê Externo com a finalidade de avaliar a apresentação dos trabalhos dos estudantes, bem como o programa.

“Dessa forma é preciso descrever a avaliação extremamente positiva do nosso programa, que de forma enfática pelos avaliadores, consideraram excelentes as apresentações dos trabalhos, ressaltando o entusiasmo dos bolsistas que demonstraram segurança e domínio dos temas”, afirma o professor Dr. Wogelsanger Oliveira, chefe do Departamento de Pesquisa da UERN. O professor destaca ainda que, mesmo o número de bolsas não sendo elevado, chamou a atenção o público que circulava nas diferentes sessões do evento. “Por fim, a organização e o imenso comprometimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenação do Programa e do Comitê Interno, também foram pontos fortes em nossa avaliação”, finaliza o professor Wogelsanger.
 
Esse ano os trabalhos foram submetidos na forma de artigo científico. Foram apresentados 75 trabalhos, sendo 37 recomendados para a apresentação oral e 38 para apresentação em painel. Entre as atividades desenvolvidas pelo Programa de Iniciação Científica, se destaca a divulgação dos melhores trabalhos que tiveram maior destaque sob o aspecto da relevância e qualidade.

Para o 4º Salão de Iniciação Científica os prêmios obedeceram as seguintes modalidades:

a) Melhor comunicação oral – Inscrição, passagem e hospedagem em congresso científico de âmbito nacional para o primeiro colocado de cada grande área do conhecimento.
b) Melhor comunicação por painel – quantia equivalente a uma bolsa de iniciação científica para o primeiro colocado de cada grande área do conhecimento.
c) Melhor resumo expandido – quantia equivalente a meia-bolsa de iniciação científica para o melhor resumo de cada grande área do conhecimento.

Clique no Link abaixo e confira o resultado

RESULTADO DO 4º SALÃO DO PIBIC

PERSPECTIVAS  – Nesse ano foi implementado o Programa de Iniciação Científica Voluntário na UERN com a inserção de 60 novos estudantes voluntários que estão vinculados a um projeto de pesquisa, cada qual com o seu plano de trabalho individualizado. Os projetos aprovados na nova quota foram beneficiados com recursos de até R$ 2.000,00 como auxílio para o desenvolvimento dos projetos.

A PROPEG terá como meta dá seguimento a expansão e consolidação do programa, visando o aumento do número de bolsas institucionais, maior captação de recursos externos e principalmente o reconhecimento aos estudantes que publicarem seus trabalhos em revistas indexadas.

Mais informações:
3315- 2180 – Departamento de Pesquisa

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support