Dissertação aponta estratégias para fixação docente no interior

Servidor técnico administrativo da UERN, enfermeiro, agora mestre, TNM Jarmeson Vidal de Oliveira apresentou sua dissertação de mestrado no Campus da UERN, em Pau dos Ferros. A defesa ocorreu no dia 20 de julho de 2018, com o tema “Interiorização do Ensino Superior:  prática profissional, flutuação e políticas de atenção ao docente”, no Programa de Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES).

A dissertação tratou da fixação de docentes em instituições públicas e analisou dados de instituições de ensino superior, na cidade de Pau dos Ferros. Dentre as constatações da pesquisa está a dificuldade da identificação com o local, em decorrência da realidade dos professores que precisam trabalhar longe dos grandes centros, associados a fatores ligados à família, formação e trabalho, chegando às relações institucionais que podem ser dificultadas pela fragilidade da vinculação com o território onde se localizam as instituições de ensino superior pesquisadas e à própria atenção dada aos docentes.

Jarmeson Vidal trabalhou com dados que são frutos da ampliação do ensino superior na região do Alto-Oeste potiguar, no período de 2005 a 2017, período que demarca a forte expansão do ensino superior no interior do Rio Grande do Norte, notadamente ou especificamente na cidade de Pau dos Ferros. A pesquisa traz fortes contribuições para as três instituições públicas de ensino superior da cidade de Pau dos Ferros e, dada a pesquisa a partir do CAMEAM pode-se dizer que traz contribuições muito específicas à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como um todo, além de apontar caminhos para a permanência de docentes em instituições interioranas do Brasil, seja na graduação ou na pós, dada a realidade e necessidade de todos terem acesso à Universidade sem precisar deixar suas casas.

O servidor técnico administrativo da UERN, até então aluno de pós-graduação, é enfermeiro e no seu trabalho final de curso na graduação em Enfermagem no CAMEAM/UERN utilizou dados sobre a saúde dos docentes. Assim, sua dissertação e pesquisa de mestrado em sua própria instituição de trabalho é simbólica, pois volta o olhar para seus pares, seu contexto, sua universidade, sua cidade e pode se constituir também em exemplo que potencialize outros sujeitos (da pós-graduação da UERN) a estudar e contribuir com o desenvolvimento do próprio território. Para finalizar, lembramos e enaltecemos a importância do PLANDITES – Mestrado na UERN Pau dos Ferros, que traz essa oportunidade de contribuição ao Alto-Oeste potiguar.