...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Discursos emocionados marcam Colação de Grau de Patu

A Colação de Grau das turmas concluintes do Campus Avançado de Patu foi muito mais do que uma solenidade protocolar. Além dos formandos, a cerimônia representou as despedidas do Reitor Milton Marques de Medeiros. Com isso, os discursos foram marcados pela emoção.

Primeira a ocupar a tribuna para falar em nome dos colegas, Francineide Batista de Sousa, do curso de Pedagogia, fez da música Encontro e Despedidas, de Milton Nascimento e Fernando Brant, roteiro do seu discurso.  A concluinte fez questionamentos sobre a educação e posições dos formandos, destacando alguns trechos da música:

 “Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
Tem gente a sorrir e a chorar”

Para ela, a canção retratava o momento vivido por cada uma das pessoas que estavam na solenidade, encerrando e também começando uma etapa importante da vida.

O discurso de Francineide invocou também o poeta Ferreira Gullar, recebeu elogios do Reitor Milton Marques. “Foi uma oração linda de sentimentos, mensagem de afeição”, ressaltou o Reitor, considerando o pronunciamento como um dos mais bonitos de todas as solenidades que ele já presidiu nos 8 anos de gestão na UERN.

Neste clima de despedidas e reconhecimento, o Paraninfo-geral das Turmas, professor Pedro Fernandes, futuro Reitor, destacou o orgulho e esforço das famílias e alunos para a coroação da mais importante etapa do ciclo acadêmico. E conceituou o momento como significativo na formação de mão-de-obra especializada para o desenvolvimento da região Oeste Potiguar. “Vocês serão conhecidos mais pelo trabalho do que por qualquer outra ação social”, aconselhou aos afilhados, convocando-os a para servir à sociedade, seguindo os ensinamentos da UERN.

Para o Reitor Milton Marques, a colação desta quinta-feira, foi revestida do mesmo sentimento dos formandos. Ele também está deixando a UERN depois de 8 anos comandando a instituição. “Estou encerrando um ciclo e queria deixar o sentimento de despedidas com a convicção de que aqui aprendi muito. Há uma pontinha de saudade”, confessou, acrescentando que a Universidade carece dos novos profissionais. “É uma Universidade que está se renovando e precisa de novas inteligências”, completou.

Na Solenidade de Colação estavam presentes a prefeita de Patu, Evilázia Gildênia, e o presidente da Câmara Municipal, Suelênio Oliveira, além de vereadores de diversos municípios da região.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support