Discentes da Uern promovem live sobre a vida na universidade

Dúvidas sobre formas de ingresso, permanência no curso e movimento estudantil são comuns para quem quer ingressar no ensino superior ou está na expectativa do início das aulas. Nesta quinta-feira, 12, a partir das 19h, dois estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promovem uma live no Instagram para sanar dúvidas sobre o assunto. O tema é “A vida na universidade: escolha de carreira, vestibular, realidade do curso e movimento estudantil”.

Olímpio Magalhães, discente do curso de Medicina, teve a ideia do projeto. Ele diz ser muito procurado por outros estudantes, principalmente neste início de ano, com questões sobre esses e outros assuntos da vida acadêmica. Decidiu chamar Gabriela Farias, do Curso de Direito, para o debate.

“Muita gente vem atrás de mim, desde 2020, procurando saber como é a Uern, o curso, a estrutura da Universidade e sobre como é a vivência acadêmica. As pessoas ficam perdidas no início, o que é normal. Em 2019, quando ingressei, eu também era assim”, conta o discente.

Ambos são lideranças estudantis. Pernambucano, Olímpio é coordenador de negros, negras e cotistas do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) Anatália de Melo Alves; Gabriela, nascida no Ceará, atua como coordenadora-geral do Centro Acadêmico Rui Barbosa (Carb) da Faculdade de Direito (Fad).

“Percebemos que seria legal fazer uma live sobre os dois cursos normalmente mais concorridos. Vamos falar sobre preparação para o vestibular ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), compartilhando experiências sobre morar fora para estudar e principalmente sobre as estruturas dos cursos e sobre como a Uern funciona”, explicou Gabriela.

Na visão deles, a Uern e o estado potiguar são locais que oferecem grandes possibilidades de início e de desenvolvimento de carreiras profissionais. De acordo com Olímpio, “o RN é um local de oportunidades, onde você pode construir uma carreira grandiosa, com boas condições de ter uma graduação numa universidade pública de qualidade que pode te tornar um profissional de excelência”.

Para acompanhar a live, acesse o perfil no Instagram dos estudantes: Olímpio Magalhães (aqui) e Gabriela Farias (aqui).