Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas realiza o quarto Ciclo de Debates e discute autismo

Aconteceu na noite dessa quinta-feira, o I Debate do IV Ciclo sob o tema “Transtornos do Espectro Autista”, promovido pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A Profa. Ana Lúcia Aguiar disse que está realizando esse evento de forma permanente há dois anos, duas vezes ao ano. “No próximo ano, teremos o quinto ciclo, com quatro palestras também.

Ana Lúcia disse que “o objetivo principal do evento é promover o estudo, a reflexão, a discussão, o debate em torno dos temas voltados para as deficiências, a inclusão, a quebra de barreiras, a minimização das barreiras arquitetônicas, atitudinais, procedimentais, conceituais e esses debates reúne vários parceiros, sendo ao todo 16 parcerias e as mais recentes é a Penitenciária Federal, Complexo Penitenciário Estadual e o Colégio Mater Christi. Essa busca por vários parceiros é porque nós entendemos que a inclusão é responsabilidades de todos”.

Ela falou também “o diferencial do nosso trabalho à frente da DAIN é porque buscamos visibilidade aos debates e discussões não só com as pessoas com deficiências, mas com todas as pessoas. Nós criamos todo um processo de estímulo e de motivação para que cada um possa se encontrar como sujeito de inclusão em potencial. Precisamos ter essa causa da inclusão e da diversidade em respeito aos princípios da identidade humana, pois as pessoas com deficiências são pessoas que estudam, pesquisam, escrevem, pensam, praticam. São pessoas com múltiplas possibilidades tanto quanto todas as outras pessoas. O fato de estar com alguma deficiência não significa dizer que não tenham condição de construir todo um processo de aprendizagem”, concluiu Ana Lúcia Aguiar.

Lucas Agostinho da Silva, cadeirante, aluno do segundo curso de Letras da UERN, desenvolveu a arte de cantar e de fazer poesias, declarou “o Ciclo de Debate é de grande importância, pois é nessa ocasião que discutimos as nossas necessidades”. Lucas disse que hoje a realidade da inclusão na UERN é outra, pois a DAIN já mudou muito na parte física, construindo rampas e facilitando os acessos. A advogada Linea Maria, que estava no evento representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), disse que“o trabalho da DAIN é muito importante, pois representa a união da comunidade acadêmica som a sociedade civil para minimizar os problemas das pessoas com deficiência”.

O Prof. Alex Gadelha, da Faculdade de Educação (FE), declarou que “a DAIN tem contribuído muito para sensibilizar a sociedade e as pessoas para transfomá-las em multiplicadores da inclusão lá fora e dentro da própria universidade, trabalhando valores e promovendo a humanização”. Ele acrescentou que a UERN já avançou muito no respeito às pessoas com deficiência quebrando barreiras físicas, atitudinais e procedimentais, construindo rampas, banheiros apropriados para a entrada de cadeirantes e finalizou afirmando que ainda ha muito o que fazer.

Foto: Ivanaldo Xavier