...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Diretoria de Informatização faz balanço dos projetos realizados em 2016

A Diretoria de Informatização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DINF/UERN) passou por uma reestruturação ao longo de 2016. Composta por três estruturas macro: Planejamento, Desenvolvimento e Suporte, a DINF desenvolveu e/ou contribuiu com vários projetos executados de forma integrada por diversos setores e pró-reitorias da UERN.

O Diretor de Informatização, Prof. Dr. André Pedro, ressalta que uma das condições que facilitou a execução dessas ações foi a figura do gestor de projeto. “Isso fez com que tivéssemos um processo mais ágil, pois sempre havia um profissional focado e respondendo por cada projeto”, explica André Pedro, ressaltando que os bons resultados são fruto do trabalho em equipe.

Dentre os projetos que somam agilidade e dinamismo aos serviços prestados pela UERN, André Pedro destaca a ampliação do acesso à redes de internet abertas em áreas coletivas.  Os investimentos para ampliar a rede de dados na UERN seguem uma política de democratização de acesso à internet e têm o objetivo de facilitar a pesquisa e beneficiar a comunidade estudantil. Esse acesso foi instalado primeiramente no Centro de Convivência do Campus Central, em seguida, foram contemplados os Campi de Assú e Pau dos Ferros.

Outro projeto que merece destaque é o Policom, tecnologia utilizada para reuniões, aulas e defesas à distância.  Os projetos implantados criam condições para que outras ações encontrem suporte e possam ser executadas. Dois exemplos são a contratação da empresa CINTE, responsável pela infraestrutura adequada nos Campi; e a Plataforma de Virtualização, que possibilita o melhor aproveitamento do potencial das máquinas.

Outros projetos que tiveram o suporte da DINF foram: Módulo de Ficha Catalográfica On-line, implantado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), ferramenta desenvolvida pela Seção Técnica de Informática da USP e adaptado pela DINF; inclusão da UERN na rede CAFe, que congrega Universidades e Institutos Federais, possibilitando o acesso a periódicos da CAPES, uma parceria com a PROPEG;  SIG´s, que consiste no sistema de gestão de serviços, uma demanda da Pró-Reitoria de Administração;  SINFO, ferramenta que atendeu a uma exigência do Ministério do Trabalho, utilizada pelo sistema de Recursos Humanos da PRORHAE; novo site da UERN, desenvolvido pela Agência de Comunicação (AGECOM/UERN) e hospedado pela DINF; suporte técnico à Revista da PROEX.

A equipe da DINF é composta por 11 profissionais, além de estagiários do curso de Ciência da Computação.  As metas para 2017 incluem a implantação do SIGAA e do Giga Mossoró. Este último prevê um anel de fibra ótica ligando a UERN, UFERSA, IFRN e a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support