Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade inicia parceria com órgãos estaduais

A recém-criada Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou parcerias com a Escola de Governo do RN e com a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) para a promoção de políticas públicas de inclusão e diversidade. As primeiras conversas aconteceram ontem, 09, em Natal.

O objetivo da Diretoria é contribuir com a Escola de Governo na formação e capacitação de servidores estaduais para composição de uma futura Comissão de Heteroidentificação, atendendo a Lei Estadual nº 11.015/2021, que dispõe sobre a reserva às negras e aos negros, de no mínimo 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos da administração pública direta e indireta de quaisquer dos Poderes do Estado do Rio Grande do Norte.

As experiências de constituição, execução e capacitação dos membros da Comissão foram abordadas pela professora Dra. Eliane Anselmo, diretora da Diaad. A docente da Uern apresentou ainda as dificuldades enfrentadas nos diversos processos que já participara e esclareceu dúvidas dos participantes da reunião.

Participaram a professora Kyse Arachelli de Lira Silva, gerente-geral do iNOVA, o pesquisador Lucas Súllivam, do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM/RN) e a assessoria técnica da Escola de Governo, na ocasião, representada por Andrei Brettas Grunwald, Gabrielle de Almeida Rodrigues e Katherine Alessandra Fernandes Pereira.

No segundo momento, a Diaad foi recebida, na Semjidh, pela secretária Maria Luiza Tonelli, pelas coordenadoras da Diversidade Sexual e de Gênero (CODIS), Janaína Lima, e de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), Giselma Omilê para firmar parcerias. Participaram da reunião Thales Dantas, presidente do Ceram, e o pesquisador Lucas Súllivam.

Encontro na Semjidh

“A reunião foi importante para estabelecer o primeiro contato da recém-criada Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Uern com os órgãos estaduais que articulam e coordenam políticas públicas para pessoas LGBTI+, pessoas negras, povos e comunidades tradicionais, refugiados, apátridas e migrantes, como a SEMJIDH e o CERAM”, comentou a professora Eliane Anselmo.

Outra atividade do Diaad será coordenar um acordo de cooperação entre a Semjidh e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) para a realização de um projeto de mapeamento das comunidades tradicionais do Estado. A assinatura deve acontecer no dia 18 deste mês, data da inauguração da sala da Diretoria no Campus Mossoró da Uern.

Composição

Além da professora Eliane Anselmo, a Diretoria é formada pelo professor Tobias Queiroz (no eixo de Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Interculturalidade) e pela professora Suamy Soares (eixo de Relações e Identidade de Gênero, Direitos das Mulheres e da Comunidade LGBTQIA+).