...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade inicia parceria com órgãos estaduais

A recém-criada Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou parcerias com a Escola de Governo do RN e com a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) para a promoção de políticas públicas de inclusão e diversidade. As primeiras conversas aconteceram ontem, 09, em Natal.

O objetivo da Diretoria é contribuir com a Escola de Governo na formação e capacitação de servidores estaduais para composição de uma futura Comissão de Heteroidentificação, atendendo a Lei Estadual nº 11.015/2021, que dispõe sobre a reserva às negras e aos negros, de no mínimo 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos da administração pública direta e indireta de quaisquer dos Poderes do Estado do Rio Grande do Norte.

As experiências de constituição, execução e capacitação dos membros da Comissão foram abordadas pela professora Dra. Eliane Anselmo, diretora da Diaad. A docente da Uern apresentou ainda as dificuldades enfrentadas nos diversos processos que já participara e esclareceu dúvidas dos participantes da reunião.

Participaram a professora Kyse Arachelli de Lira Silva, gerente-geral do iNOVA, o pesquisador Lucas Súllivam, do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM/RN) e a assessoria técnica da Escola de Governo, na ocasião, representada por Andrei Brettas Grunwald, Gabrielle de Almeida Rodrigues e Katherine Alessandra Fernandes Pereira.

No segundo momento, a Diaad foi recebida, na Semjidh, pela secretária Maria Luiza Tonelli, pelas coordenadoras da Diversidade Sexual e de Gênero (CODIS), Janaína Lima, e de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), Giselma Omilê para firmar parcerias. Participaram da reunião Thales Dantas, presidente do Ceram, e o pesquisador Lucas Súllivam.

Encontro na Semjidh

“A reunião foi importante para estabelecer o primeiro contato da recém-criada Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Uern com os órgãos estaduais que articulam e coordenam políticas públicas para pessoas LGBTI+, pessoas negras, povos e comunidades tradicionais, refugiados, apátridas e migrantes, como a SEMJIDH e o CERAM”, comentou a professora Eliane Anselmo.

Outra atividade do Diaad será coordenar um acordo de cooperação entre a Semjidh e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) para a realização de um projeto de mapeamento das comunidades tradicionais do Estado. A assinatura deve acontecer no dia 18 deste mês, data da inauguração da sala da Diretoria no Campus Mossoró da Uern.

Composição

Além da professora Eliane Anselmo, a Diretoria é formada pelo professor Tobias Queiroz (no eixo de Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Interculturalidade) e pela professora Suamy Soares (eixo de Relações e Identidade de Gênero, Direitos das Mulheres e da Comunidade LGBTQIA+).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support